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Hatchbacks pés-de-boi
Por Sueli Osório
do Diário do Grande ABC
25/05/2011 | 07:00
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Eles são campeões de vendas, atrás do quase eterno líder Volkswagen Gol. O Fiat Uno tem o honroso segundo lugar no ranking, com 94.393 unidades emplacadas até a segunda quinzena de maio, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O Chevrolet Celta, por sua vez, é o terceiro colocado, com 51.296 veículos vendidos. Decidimos promover um embate entre as versões pés-de-boi de ambos, com duas portas: a Vivace do Fiat, com preço inicial de R$ 26.490, e a LS do Chevrolet, que custa a partir de R$ 26.115.

DESPOJADOS - Quem opta por essas versões, em geral, está comprando o primeiro carro zero e pretende gastar o mínimo possível. Por conta do preço mais atraente, os modelos saem de fábrica bem pelados, sem itens como limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e protetor de cárter, por exemplo.

No início do ano, o Celta passou por leve reestilização, recebendo nova grade, com a barra central na cor do veículo e a gravata dourada ao centro, seguindo a nova identidade visual da Chevrolet, além dos faróis com superfície interna escurecida. Na traseira, ganhou lanternas escurecidas e a localização da gravata passou para o centro da tampa traseira.

No interior, o volante teve a empunhadura melhorada e os tecidos dos bancos ficaram mais atraentes. Tudo isso para dar um tapa no visual do veterano que completa 11 anos.

O Uno é um projeto novo e muito bem resolvido, que está há um ano no mercado mas ainda chama atenção nas ruas pelo frescor de suas linhas.

A jovialidade do exterior continua do lado de dentro: os tecidos dos bancos são alegres, o plástico usado no revestimento do painel tem textura agradável ao toque e que confere ar de mais requinte ao modelo.

Também agrada a posição de dirigir, mais elevada, o que melhora consideravelmente a visibilidade.

Como diferencial, o modelo traz o econômetro, um indicador de consumo instantâneo que indica ao motorista a forma mais econômica de dirigir, gastando o mínimo de combustível.

DESEMPENHO - Quando o assunto é desempenho, o veterano da Chevrolet toma a dianteira. Mais potente e mais leve, o Celtinha é mais ágil nas saídas e retomadas e se sai melhor também nas subidas íngremes.

A transmissão tem engates precisos e conversa bem com o motor.

O Uno sofre um pouco mais nas subidas, principalmente quando o ar-condicionado está ligado.

OPCIONAIS - Mais discreto, o Celta LS assume sua condição de modelo de entrada e oferece poucos opcionais. Sua modesta lista de equipamentos - que são oferecidos nas quatro diferentes configurações da versão - inclui limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, temporizador e ar quente (configuração R9B), ar-condicionado (R9C) e protetor de cárter e direção hidráulica (R9D). Nesta última, que inclui os itens anteriores, o preço do Celta salta para R$ 30.518.

O Uno, por sua vez, oferece 22 opções entre itens isolados ou kits, que vão desde equipamentos de conforto, como ar-condicionado e direção hidráulica, de segurança, como air bag duplo e freios ABS, até itens de aparência, sem contar ampla linha de acessórios oferecida. Com os opcionais, seu preço pode chegar perto de R$ 34 mil.




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