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Marca própria abre espaço a empresas
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
26/03/2007 | 07:02
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O consumidor já está familiarizado com produtos de marca própria oferecidos nas principais redes varejistas do País. Mas por trás desse segmento, há um mercado aberto para diversas empresas ganharem espaço nas gôndolas e conquistarem o público.

Esse foi a oportunidade enxergada pela Kobber Alimentos, de Diadema. A fabricante de produtos da linha ‘saudável’, como granolas e barras de cereais, atualmente, fornece produtos para diversas redes de supermercados, como Carrefour e Grupo Pão de Açúcar. A empresa também produz em sistema terceirizado para outros fabricantes, como a Quaker. O negócio corresponde a 50% de seu faturamento.

O gerente de vendas da empresa, Carlos Ball, explica que viu o segmento de marca própria como oportunidade de abrir espaço no mercado. “Fomos procurar as empresas e oferecer nossos produtos, pois não tínhamos capacidade de distribuição. Hoje, somos conhecidos e temos nossos produtos em todo o País”, afirma.

No caso da barra de cereais, a fabricação é exclusivas para os parceiros, não sendo comercializado pela Kobber com a marca da empresa. “Na verdade, não esperávamos muito das marca próprias, mas cresceu tanto que adotamos a postura de não ter nossa marca como concorrente”, conta.

Esse é um cuidado, segundo Ball, que as empresas acabam tendo de tomar quando trabalham com outras redes. “Acabamos sacrificando o desenvolvimento de produtos próprios para atender nossos clientes. E vale a pena”, diz. Na história da Kobber, a barra de cereais começou como fornecedora e assim deve continuar. Já no segmento de granolas, a empresa começou com sua própria marca e esta nessa linha ela pode ser fornecedora sem tirar seu produto do mercado.

Já a Poly Epoxy, de Santo André, fabricante de produtos de limpeza automotiva, deu início as suas atividades com produtos levando a sua própria marca AutoShine, mas também abriu as portas para se tornar fornecedor de empresas como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Wal-Mart, Repsol e Petrobras.

Do total produzido, 35% vai para o fornecimento de artigos de marca própria ou terceirização. “Para nós foi importante entramos nesse mercado porque ganhamos espaço e hoje somos certificados em qualidade por todas essas empresas”, comenta Kazuo Matsui, diretor comercial e de Marketing da Poly Epoxy.

Matsui explica que para estar nesse meio, os investimentos são grandes por parte do fornecedor. “Pagamos até a embalagem, pois o produto chega pronto para os nossos clientes”, revela.



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