Internacional Titulo
Cheney aceita se reunir com Arafat
Do Diário OnLine
19/03/2002 | 08:57
Compartilhar notícia


O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, afirmou nesta terça-feira que aceita se encontrar com o líder da Autoridade Palestina, Yasser Arafat. Porém, impôs uma condição: o encontro só acontecerá depois que seja colocado em prática o plano Tenet, elaborado pela CIA, que prevê um cessar-fogo entre israelenses e palestinos. O anúncio foi feito depois de um encontro, em Jerusalém, entre Cheney e o premiê israelense, Ariel Sharon.

O cronograma de aplicação do plano que marca a tentativa de restabelecer um diálogo que leve à retomada do processo de paz na região será definida pelo enviado norte-americano ao Oriente, Anthony Zinni.

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) recebeu positivamente as declarações do vice-presidente americano. De acordo com o conselheiro de Arafat Nabil Abu Rudeinah, o discurso foi um passo positivo rumo à direção correta nas relações entre americanos e palestinos.

Sharon garantiu que o principal objetivo do seu país, neste momento, é garantir a aplicação do plano Tenet e afirmou que está disposto a fazer as concessões necessárias à paz. Porém, ressaltou que “não pode abrir mão da segurança dos israelense”.

Nesta manhã desta terça-feira, as Forças de Defesa de Israel (IDF) completaram a retirada de suas tropas da cidade palestina de Belém, na Cisjordânia, e das áreas ocupadas na semana passada na Faixa de Gaza.

O vice –presidente norte-americano, que foi muito criticado por ter se recusado em princípio a se encontrar com Yasser Arafat, é o mais alto dirigente americano que visita Israel desde que o presidente George W. Bush assumiu o poder, há 14 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;