Setecidades Titulo Coluna
A reciclagem da velha barbearia

Os dois mais antigos barbeiros de Mauá resolvem abrir novos espaços, separando sociedade, mas mantendo o velho hábito de um cortar o cabelo do outro

Ademir Medici
06/02/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


Em quase seis décadas de sociedade, a dupla garante que nunca brigou. “O segredo é que a gente é honesto. Dividimos os gastos certinho, temos confiança um no outro”, explica Freitas. E no que depender da sintonia, a parceria ainda vai longe, como crava Benedetti. “Trabalharemos até quando Deus quiser. Estamos a serviço da boa aparência.”
Barbearia antiga leva ao passado na Vila Bocaina, Vanessa de Oliveira, Diário: 17-1-2015.

E cinco anos se passaram desde que a nossa colega Vanessa de Oliveira entrevistou Fernando Benedetti e Mário Elói de Freitas, os antigos barbeiros da Praça da Bíblia, em Mauá. E eles continuam na ativa.

Sr. Freitas vai completar 88 anos, Sr. Benedetti tem 82. Encerraram a sociedade Benedetti & Freitas em 31 de janeiro. Fernando Benedetti vai atender a freguesia em casa, mediante hora marcada por telefone; Mário de Freitas monta um salão no seu quintal, na Vila Augusto. Deixam o Centro e se encontrarão regularmente: “Ele me estraga o cabelo e eu estrago o dele”, brinca o Sr. Freitas.

Estas histórias foram gravadas e estão no programa Memória na TV desta semana, com belas tiradas:
“Eu pensava em não trabalhar nem na pedra nem na porcelana. Na pedra, um serviço muito pesado, na porcelana, um serviço sujo. Então virei barbeiro” (Benedetti).
“Cortamos cabelo à antiga. Quem quiser modernidade, que procure outro salão” (Freitas).
Benedetti é barbeiro desde 1950, 1951. Freitas já exercia a profissão nos anos 40, no Interior do Paraná. Foram empregados de um barbeiro japonês, Hachiro Hagio, nos idos de 1956. Em 1959 assumiram a barbearia. E trabalharam juntos até a semana passada.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 6 de fevereiro de 1990 – Ano 32, edição 7295
MancheteGreve continua e Volks demite mais 205 funcionários. Paralisação teve início nos setores de fundição de motores e montagem.
São Caetano – Prefeitura abre campanha anti dengue.
Esportes – Paulo Cheidde, de São Bernardo, eleito por aclamação presidente da Federação Paulista de Futebol.
Cultura & Lazer – Santo André vai sediar, em agosto, o I Congresso de História do Grande ABC. O evento marcará as comemorações do centenário de autonomia da região (1890-1990).
Nota – Aquele congresso pioneiro, de fato, se realizou. Maior sucesso. E faz história. As sete cidades do Grande ABC já os sediaram duas vezes. E no fim de maio deste ano de 2020 rolará a 15ª versão, novamente em Santo André, onde tudo começou quando da primeira gestão do prefeito Celso Daniel. Trinta anos procurando entender o Grande ABC.

Em 6 de fevereiro de...

1920 – Do noticiário do Estadão: indescritível regime de desordem e terror na capital da Bahia, São Salvador. Conflitos, fuzilaria, feridos e mortos. O comércio fechado. A vida da cidade suspensa. Continua no interior a luta civil.
- Para o Carnaval, lindos tamanquinhos têm a fábrica de tamancos à Rua dos Gusmões, 15: sistema francês e holandês.
1930 – Em apoio às candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa, à Presidência e vice-presidência da República, o Partido Democrático reconhece o novo diretório em São Caetano.
- Em sua primeira sessão ordinária de 1930, a Câmara de São Bernardo defere subvenção anual à Rádio Educadora Paulista.
1960 – O capitão Juventino Borges, comandante da 2ª Cia. do 2º Batalhão de Caçadores da Força Pública, com sede em São Caetano, anuncia a criação de um curso para a formação de soldados para prestar serviços no ABC.
A primeira turma deverá ter 60 recrutas.
As aulas de ginástica serão ministradas no Estádio Anacleto Campanella e as teóricas no Clube Comercial, à Rua Santa Rosa.
De quatro em quatro meses deverá ser formada uma turma.
1970 – Santo André ganha um restaurante macrobiótico, na Rua Primeiro de Maio.

Santos do Dia

- Santa Dorotéia. Viveu em Cesaréia, capital da província romana da Capadócia. Por ser cristã, foi martirizada no ano 304. É considerada a santa das flores.
- Gastão 

MÁRTIRES. Paulo Miki e companheiros: a religiosidade no Japão do século XVI.

Hoje

- Dia do Agente de Defesa Ambiental

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 6 de fevereiro:
- No Rio de Janeiro, Araruama
- Em Sergipe, Japoatã e Umbaúba

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;