Setecidades Titulo Na divisa
Acúmulo de entulho causa problemas a pedestres e comerciantes

Moradores do entorno da rua dos Vianas comentam dificuldade em caminhar pela calçada devido ao lixo

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
04/02/2020 | 14:47
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC


Alvo de denúncias e reclamações há pelo menos um ano, a rua dos Vianas, em São Bernardo, acumula problemas novamente. Neste caso, as críticas são pelo ponto irregular de descarte de lixo, localizado entre a rua Carijós e rua Tomaz Mauro. Munícipes destacam que, apesar de algumas limpezas já realizadas no local, os lixos e entulhos voltam a aparecer pela rua. 

Visivelmente, um trecho da calçada é tomada por pedaços de madeira - provavelmente, de móveis quebrados -, restos de comida, sacolas plásticas e pedaços de árvore, que causam o desvio dos pedestres pela rua e incomoda pelo mau cheiro. Os entulhos ficam encostado ao lado do muro de um depósito de material de construção, e próximo a ponto de ônibus e demais comércios, com grande fluxo de pessoas. 

Outro problema que os moradores pontuam é pelo trecho estar localizado na divisa da cidade de Santo André e São Bernardo, com isso, e acreditam que o problema não está resolvido até hoje por conta disso. "Esse problema some, por conta de algumas limpezas que já vimos aqui, mas depois volta tudo de novo. Esse lixo acumulado, por exemplo, está aqui há uns dois meses já", destaca o ajudante de pedreiro, Divino Batista dos Anjos, de 69 anos. 

Batista também avalia a falta de consideração de alguns moradores da região. "A iniciativa de tentar melhorar esse problema precisa vir também dos moradores. Ou, ter mais fiscalização de noite por aqui", comenta. 

Uma das funcionárias de comércio do local, que prefere não se identificar, declarou que colocaram câmeras de segurança para tentar inibir o descarte irregular, mas mesmo assim, o local continua sendo alvo de lixo. "Nossa parte de deixar a calçada limpa, fazemos. Agora, precisamos de mais fiscalização e também, da conscientização de outros moradores", finaliza. 

O Diário questionou ambas as administrações municipais e aguarda posicionamento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;