Economia Titulo
Ônibus param por 17 horas em Diadema
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
22/10/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Funcionários da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) paralisaram atividades por 17 horas na terça-feira. Cerca de 300 trabalhadores deixaram 50 ônibus na garagem: a categoria não recebeu o dissídio referente a data-base, em maio de 2007. Cerca de 30 mil usuários do transporte coletivo da cidade foram prejudicados com atrasos e veículos lotados.

Segundo o diretor do Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC, Samuel Resende Junqueira, os trabalhadores estavam tentando negociação com a empresa pública (que pertence à prefeitura de Diadema) antes do primeiro turno das eleições. Porém, a ordem foi aguardar até dia 7 deste mês. "Isso não aconteceu. Eles não cumpriram o acordo. Por isso paramos. Um funcionário da categoria do Grande ABC pode ganhar cerca de R$ 1.740. Nós recebemos R$ 1.640 ", alegou um funcionário, que preferiu não se identificar.

Durante o período de paralisação, a empresa privada Viação Imigrantes fez os itinerários da ETCD.

ACORDO - Membros da comissão de garagem, sindicato e prefeitura se reuniram ao longo do dia e firmaram acordo com a classe, o que fez com que os trabalhadores voltassem as atividades normais no início da noite.

"Eles vão nos pagar de acordo com as determinações do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). O reajuste salarial, de 4%, será pago ainda este mês", explica o membro da comissão de garagem dos trabalhadores, Roberto Carlos.

Além disso, serão pagos os retroativos dos meses anteriores, em seis parcelas, no prazo de novembro a abril. "O valor da parcela vai depender de cada funcionário, somando férias e horas extras", explica Roberto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;