Economia Titulo
Grevistas da Coca-Cola fazem manifestaçao em Jundiaí
Do Diário do Grande ABC
13/11/1999 | 13:32
Compartilhar notícia


Os 500 trabalhadores da Coca-Cola em Jundiaí, no interior de Sao Paulo, que entraram em greve na última quarta-feira, decidiram fazer uma grande manifestaçao neste domingo na porta da fábrica. Eles vao levar para a Rodovia Dom Gabriel (Estrada Jundiaí-Itu) caminhoes de som dos sindicatos dos Alimentícios de Jundiaí, dos Petroleiros de Campinas e dos Metalúrgicos de Jundiaí e Sorocaba.

O presidente nacional da Central Unica dos Trabalhadores (CUT), Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, confirmou presença no protesto. Para tentar furar a greve, a Coca-Cola tem colocado até helicóptero para transportar funcionários. Por enquanto, garante a empresa, os consumidores nao ficarao sem refrigerante.

A Coca-Cola mantém em Jundiaí mil funcionários. Os que paralisaram as atividades sao os da produçao. Eles reivindicam o retorno ao trabalho de 67 companheiros demitidos na última terça-feira. Várias mesas-redondas foram realizadas por intermédio do Ministério do Trabalho, mas nao houve acordo. A Panamco Brasil, responsável pela produçao do refrigerante diz que está dando assistência médica e outros benefícios proporcionais aos demitidos, que serao substituídos, devido à mudança do perfil do mercado.

O presidente do Sindicato dos Alimentícios, Gerson Sartori, diz que nao tem sentido demitir pessoal qualificado para contratar gente sem experiência, para a produçao. "Eles querem é reduzir os salários", comentou. O sindicalista disse ter oferecido reduçao da jornada de trabalho, demissao voluntária e a empresa nao aceita nada.

Com a manifestaçao marcada para neste domingo, muitas carretas podem ser impedidas de sair da fábrica, prejudicando o abastecimento do mercado, principalmente na Capital. A Polícia Militar tem mandado até 15 viaturas para a porta da empresa para garantir a ordem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;