Setecidades Titulo Em São Bernardo
UBS Alves Dias passa a funcionar das 7h às 22h

Unidade de saúde tem 40 mil pacientes ativos e realiza 16 mil atendimentos por mês

Por Do Dgabc.com.br
19/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Cassin/PMSBC


A UBS (Unidade Básica de Saúde) Alves Dias, localizada na Rua Alexandre Bonício, 133, é o quinto equipamento de São Bernardo a funcionar das 7h até as 22h. A ação integra o programa Saúde na Hora, do governo federal.

São 40 mil pacientes ativos na unidade de saúde, com média de 16 mil atendimentos por mês. “O horário estendido permitirá a contratação de mais funcionários, desafogar a demanda e ampliar a oferta em pelo menos 20% nos atendimentos”, explica o secretário de Saúde Geraldo Reple Sobrinho.

De acordo com o prefeito Orlando Morando (PSDB), a medida diminui o índice de absenteísmo. “O custo do profissional fica menor para o município quando seu horário é melhor aproveitado pela população. Não há desperdício”, avalia.

Entre os serviços ofertados na atenção básica estão consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, coleta para exames laboratoriais, planejamento familiar, vigilância em saúde, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, pré-natal e puerpério com acolhimento, rastreamento de câncer de colo uterino e de mama e acompanhamento de doenças crônicas.

O município garantiu repasse de R$ 6,6 milhões do governo federal para custeio do programa Saúde na Hora, por se encaixar nos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como manter a composição mínima das seis equipes de saúde da família (médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem), sem reduzir o número de profissionais que já atuam nas unidades.

As outras UBSs que já funcionam em horário estendido ficam nos bairros Vila São Pedro, Alvarenga, União e Taboão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;