Setecidades Titulo Superstições
Sexta-feira 13 celebra equilíbrio, transformações e prosperidade

Para bruxas da região, é um dia místico, com energias boas para afastar o azar

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
13/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Lenda passada de geração a geração, a Sexta-feira 13 é considerado um dia aberto ao mau agouro e até de azar, sobretudo quando um gato preto cruza o caminho. Mas não é nada disso no conceito de bruxas modernas, que usam a data como oportunidade para combater preconceitos, desmistificar símbolos e explicar rituais que, segundo elas, estão relacionados à busca de equilíbrio espiritual e prosperidade, além de ser um dia de transformações, início de um novo ciclo.

A bruxa Tânia Gori, dirigente da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa, no bairro Campestre, em Santo André, avalia que a Sexta-feira 13 é uma data mágica, porque também é o dia de Vênus, deusa grega da beleza, do amor e da sensualidade. Ela também explica que o 13 representa as 13 luas que formam o calendário lunar, utilizado na magia, e que a soma de 1+3 (4) resulta no número místico que significa o equilíbrio dos quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar.

“Ainda conta uma lenda que essa deusa (Vênus) foi capturada pelos inimigos e presa em uma torre. E que em uma sexta-feira, 13 bruxas a teriam libertado. Por isso, também, a Sexta-feira 13 é importante. É um momento de transmutação e liberdade”, explica Tânia Gori.

A dirigente da Casa de Bruxa ainda comenta que, dentro da magia, os rituais são feitos para transformar o azar ou angústias em situações positivas, ao contrário do que historicamente se fala sobre bruxas. “O objetivo é dar um ponto final nessas situações de agonia, de incertezas, para permitir que um novo ciclo comece na vida das pessoas.”

Outra lenda ou superstição que as bruxas modernas lutam para desmistificar é a de que o gato preto dá azar para quem olha ou cruza o caminho do animal, principalmente em uma Sexta-feira 13. “O pessoal acredita nessas teorias, e isso se tornou negativo. Na verdade os gatos só trazem sorte, proteção e energias positivas para nós”, pondera.

A bruxa e estudante de química Letícia Caroline, 22 anos, acredita que o único cuidado que precisa ter neste dia é com pessoas que podem transformar a Sexta-feira 13 em dia ruim. “É um dia cheio de energia, que devemos transformar em coisas boas. Como bruxa, nesta data procuro emanar energias de amor, prosperidade e saúde para mim e para o universo. Acredito que, assim como qualquer outro, devemos acreditar que é um dia bom e emanar coisas boas”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;