Setecidades Titulo Em Santo André
Casa da Palavra é invadida e obras de ilustrador do Diário são roubadas

Caricaturas levadas retratam o escritor Ferreira Gullar e o músico Keith Richards, dos Rolling Stones

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
29/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A exposição Caminhos, aberta ao público desde o dia 13 de julho na Cafeteria Nacional, localizada na Casa da Palavra, no Centro de Santo André, foi invadida na noite de terça-feira (27) e teve duas obras roubadas, ambas de autoria do ilustrador do Diário Luiz Carlos Fernandes. As caricaturas levadas são do escritor Ferreira Gullar e do guitarrista da banda de rock The Rolling Stones Keith Richards.

Proprietário do espaço, Irineu Américo Masiero Filho lamentou o ocorrido e, em postagem nas redes sociais, apelou para que os ladrões devolvam as gravuras. “Infelizmente não temos, e aparentemente ninguém tem, como garantir a segurança de obras de arte neste local, que inclusive é tombado pelo patrimônio histórico do município”, escreveu.

Ele disse à equipe de reportagem que o espaço é alvo constante de pichação, e já teve janela roubada. “Não temos segurança nenhuma para a casa. Obras de arte sendo levadas de dentro de um espaço cultural é muita decadência.”

“O Ferreira Gullar não era original. A obra premiada está exposta em Minas Gerais. Mas a caricatura de Keith Richards era original. Estava lá nesta manhã (ontem) e vi que as obras não estavam nos seus locais. Uma terceira gravura quase foi levada também, mas o cara foi pego”, contou Fernandes.
O artista explicou que, além da tristeza pela importância dos desenhos, a situação “é preocupante”. “Tem obras que tenho muito carinho que ainda estão lá. Terei de ter o cuidado de trocar todas as originais por cópias para não correr mais riscos.”

Ontem mesmo Fernandes trocou algumas peças originais por cópias, para que a população possa prestigiar seu trabalho. A mostra é composta por 30 gravuras, que retratam quatro décadas de carreira.

Questionada, a Prefeitura de Santo André disse que a realização da mostra é de responsabilidade da Cafeteria Nacional, que aluga o espaço. Em nota, a administração pública justificou que o furto aconteceu "em dia de grande movimento na casa, que conta com agenda cultural intensa, reforçando sua vocação de polo cultural irrestrito aos mais diversos grupos e segmentos", salientando ainda que que não houve invasão ou vandalismo.


"A Secretaria de Cultura informa também que, anteriormente ao fato, a coordenação da Casa da Palavra já estava em contato com o artista para realizar nova exposição, agora efetivamente organizada pelo equipamento", afirmou a Prefeitura.

A nota garante ainda que a GCM (Guarda Civil Municipal) intensificará rondas no local e também vai solicitar apoio da PM (Polícia Militar), que possui uma base fixa próxima ao local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;