Internacional Titulo
Surgimento de novas seitas preocupam polícia japonesa
Por Do Diário do Grande ABC
24/11/1999 | 11:25
Compartilhar notícia


A polícia japonesa desencadeou esta quarta-feira uma vasta operaçao contra uma nova seita depois da descoberta de um corpo mumificado, mais um caso que surge em meio à polêmica sobre os riscos do surgimento de ``novas religioes' como a já conhecida seita Aum.

A polícia realizou várias revistas em Oarai (leste), a cidade onde atualmente vive o guru da seita Vida-Espaço, Koji Takahashi, 61 anos.

Esta investigaçao foi iniciada depois da descoberta do corpo mumificado de um homem de 66 anos, morto há vários meses, em um quarto de hotel próximo ao aeroporto internacional Tóquio-Narita. O cadáver estava sob a custódia de adeptos desta seita, que alugaram o quarto quatro meses antes.

No dia seguinte à descoberta, o filho da vítima, um discípulo de 31 anos, surpreendeu a todos ao afirmar que seu pai estava vivo quando os policiais entraram no quarto.

A polícia mantém grande discriçao sobre os resultados das revistas realizadas. Os especialistas estabeleceram uma relaçao entre a Vida e Espaço e a seita Aum, que ficou conhecida após o atentado com gás sarin, que causou doze mortos no metrô de Tóquio. O governo está tentando responder à preocupaçao crescente da populaçao quanto ao renascimento da Aum e, em breve, o parlamento deve adotar um projeto de lei que limita drasticamente as atividades de seitas consideradas perigosas.

A Vida-Espaço foi criada, em 1983, e conheceu um certo sucesso por seus seminários antes de ver o número de seus adeptos diminuir. Em 1998, foi obrigada a pagar uma multa de 28 milhoes de ienes por danos e prejuízos à família de um jovem que morreu depois de um banho ritual.

O número de ``novas religioes' mais ou menos vinculadas ao budismo ou xintoísmo, as duas grandes religioes nacionais, aumentou notavelmente no Japao a partir dos anos 70. Estas novas religioes se beneficiaram da tolerância religiosa, assim como do mal-estar de uma parte da populaçao pela situaçao econômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;