Internacional Titulo
Rússia bombardeia a Chechênia apesar do mau tempo
Do Diário do Grande ABC
19/12/1999 | 15:43
Compartilhar notícia


Apesar da névoa espessa e da chuva, avioes russos continuaram atacando os rebeldes chechenos em dezenas de missoes de apoio a seus soldados de infantaria nos arredores de Grozny, informaram neste domingo os militares. Avioes e helicópteros de artilharia realizaram 60 incursoes para atacar posiçoes rebeldes ao redor de Grozny e da Garganta de Argun, a sudeste da capital, segundo a agência de notícias Interfax, citando o comando militar.

Em boletins preliminares, os militares disseram que nos ataques eliminaram quatro baterias antiaéreas, um veículo blindado, um centro de comunicaçoes e uma base rebelde nas montanhas. As tropas russas tentaram entrar em Grozny, mas tiveram que retroceder ao sofrer baixas, segundo os chechenos.

Dirigentes rebeldes disseram que um grande grupo de soldados russos morreu quando atacou Grozny pelo sul e tentou tomar uma colina que domina a capital. Segundo um jornalista da Associated Press, podiam ser vistos os corpos de sete soldados russos após os combates. Um dos soldados tinha sido degolado pelos rebeldes, mas estes afirmavam que se tratava de um franco-atirador que havia matado dois de seus soldados. O centro de imprensa do exército russo em Moscou reconheceu apenas quatro baixas nos últimos dois dias, enquanto que os rebeldes perderam 40 combatentes, informou a agência Itar-Tass.

Os militantes estao recorrendo a ataques relâmpagos e emboscadas, as táticas que lhes permitiram infligir grandes baixas aos russos na guerra de 1994-96. As tropas russas atacaram Grozny de várias direçoes, mas nao conseguem avançar devido à feroz resistência de milhares de rebeldes entrincheirados na cidade. Os russos haviam suspendido seus ataques aéreos e de artilharia para permitir que os civis abandonassem Grozny, mas os retomaram para tentar abrandar a resistência rebelde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;