Internacional Titulo
China: 62 morreram e 86 desapareceram em explosão de mina
Por Do Diário OnLine
Com AFP
22/10/2004 | 08:52
Compartilhar notícia


Pelo menos 62 trabalhadores morreram e 86 estão desaparecidos por causa da explosão ocorrida quinta-feira na mina de carvão Daping, localizada perto da cidade de Xinmi, na província central de Henan (China). Os dados constam do balanço mais atualizado, divulgado nesta sexta-feira, pelas autoridades chinesas.

As equipes de resgate prosseguem a busca pelos desaparecidos no acidente, mas não há esperança de encontrar sobreviventes, pois a jazida está tomada por gases tóxicos. Os bombeiros usam ventiladores para tentar dispersar os gases na mina.

No momento do acidente, 446 mineiros trabalhavam na jazida. Segundo a administração do Estado para a Segurança do Trabalho, 298 escaparam com vida. Dezoito ainda estão hospitalizados.

Precariedade - Nos nove primeiros meses do ano, 2.796 acidentes em minas chinesas provocaram 4.153 mortos, segundo dados oficiais disponíveis. Em 2002, o número de mortos superou 7 mil, mas a estatística é questionada – acredita-se que mais pessoas tenham morrido em situações semelhantes.

Segundo a China Labor Bulletin, uma organização independente de defesa dos trabalhadores, com sede em Hong Kong, o número de mortos nas minas chinesas anualmente chega perto de 20 mil. Só na quarta-feira passada, outros dois acidentes em minas foram registrados oficialmente na China, deixando seis mortos e 15 desaparecidos.

Os dois maiores acidentes em minas no país ocorreram nas províncias de Guizhu (sul), em 2000, e Heilongjiang (nordeste), em 2002, deixando, respectivamente, 162 e 124 mortos, segundo as últimas cifras disponíveis.

Em 2002, as minas do Estado chinês empregavam 3,4 milhões de pessoas. Não existe um número oficial sobre trabalhadores em unidades privadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;