Economia Titulo
Medo da vaca louca estimula exportações brasileiras de frango
Das Agências
12/03/2001 | 12:13
Compartilhar notícia


O temor dos europeus em consumir carne bovina incentivou surpreendentemente as exportações brasileiras de frango, que em fevereiro cresceram 48% em relação ao mesmo período de 2000, informou a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (Abef).

No total, em fevereiro o Brasil exportou 90.849 de toneladas de frango, que corresponderam a US$ 98,3 milhões.

Desse total, foram embarcados para países da União Européia 46.672 toneladas de cortes de frango, o produto que mais se exporta para a Europa, o que representa um crescimento de 70% em relação ao ano anterior.

"A explicação deste fato tem suas raízes na maior demanda que a Europa vem apresentando por causa dos problemas sanitários que possui", segundo Abef, que se referia à queda do consumo de carne bovina entre os europeus depois da descoberta de focos de vaca louca e febre aftosa.

"O setor de frango do Brasil começa a ter uma maior participação no mercado europeu. Podemos supor que a redução do consumo de carne vermelha abre espaço para a carne branca e que nos últimos meses foram fechados negócios de maior volume com países europeus", declarou recentemente o presidente da Associação Paulista de Avicultura, Célio Terra.

O Brasil produz cerca de 6 milhões de toneladas de carne de frango por ano e é o segundo exportador mundial (17% do mercado), atrás apenas dos Estados Unidos.

Em 2000 os produtores brasileiros exportaram 907 mil toneladas de frango (18% a mais que no ano anterior), em um valor de US$ 806 milhões, segundo a Abef.

Os europeus se tornaram em 2000 os terceiros maiores consumidores de frango brasileiro exportado, depois do Oriente Médio (40,7% das exportações) e Ásia (29,7%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;