Memória Titulo
O amanhecer de 2009 na Cooperativa Mizuho

A coluna de hoje é oferecida à professora Utako Fujino Kariya, autora da dissertação de mestrado Mizuho

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A coluna de hoje é oferecida à professora Utako Fujino Kariya, autora da dissertação de mestrado Mizuho, uma colônia de imigrantes japoneses em processo de urbanização, apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em 1986.

Em 2008 participamos da aurora do 1º de janeiro no Parque do Pedroso, com os amigos da colônia japonesa de Santo André; em 2009 estivemos na Associação Cultural de Mizuho e testemunhamos uma tradição de 70 anos: a saudação ao Ano-Novo pelos representantes da colônia.

No salão de festas do Mizuho, 50 representantes da colônia posicionaram-se diante dos pavilhões do Brasil e do Japão. E todos falaram em saudação ao ano que se inicia, com temas que versaram sobre a história, a vida dos antepassados, a economia mundial difícil de agora e a política municipal: "Houve uma mudança radical nos rumos administrativos de São Bernardo. Devemos apoiar os novos governantes em benefício da cidade", discursou Misao Ueno, presidente do Fukuju-Kai, o Departamento dos Idosos.

Roberto Inoue viveu o último Ano-Novo como presidente da associação. Em 18 de janeiro repassa o cargo ao sucessor, Tadatoshi Fujimori. A professora da Escola de Língua Japonesa do Mizuho, Neusa Fujii, ocupou lugar de destaque na solenidade, ao lado do presidente do Gate-Ball, Shiro Fujimori. Presente também Artur Nakahara, presidente da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo, que congrega cinco entidades.

Francisco Inoue lembrou que o 1º de janeiro é uma data tradicional entre os membros do Mizuho. No passado, os alunos eram quase obrigados a participar e no final todos ganhavam um punhado de balas, o que era uma festa. Hirô Matsumoto destacou que mesmo durante os anos da 2ª Guerra Mundial os japoneses se reuniam em 1º de janeiro, escondidos, no meio do mato.

O MAIS IDOSO
Nobuo Miyamoto participou da solenidade. Ele é o mais idoso morador do Mizuho. Nasceu em 6 de março de 1912, em Yamaguchi-Ken, e veio ao Brasil em julho de 1925. Residiu com os familiares na Fazenda Paulicéia, da Estrada de Ferro Paulista, na Estação Tombadouro. Está em São Bernardo desde 1937. Aos 96 anos, dirige ainda e participa de todas as atividades da colônia, em especial nas apresentações de canto e dança.

Quarta-feira, 3 de janeiro de 1979

Manchete - Técnicos condenam Ferrovia do Aço e apontam distorções

Anistia - O primeiro brasileiro exilado que retornou ao Brasil depois da extinção do AI-5 foi o ex-deputado federal Davi Lerer. Ele desembarcou ontem em Congonhas.

Editorial - Solta e livre, a Nação se recompõe
Santo André - Prefeitura firma contrato para instalação de um teleférico no Parque do Pedroso.

Polícia - Dois motoristas de táxi foram assassinados ontem em São Bernardo.
Comportamento - Da coluna S, de Chiquinho Palmério: "Corre-corre nas farmácias ontem foi tremendo. Conhecidos remédios para o fígado e enxaqueca eram vendidos como só no Carnaval acontece."

RELÓGIOS

Sedução que vence o tempo

Brasil. A fundação de Brasília, modelo número 2. Original. Coleção: Cezar Livio, de São Bernardo. Contato: 4339-3491.

EM 3 DE JANEIRO DE...

1968 - Prefeitura de São Bernardo conclui a construção do prédio do Almoxarifado Central, entre as avenidas Kennedy e Senador Vergueiro.

SANTOS DO DIA

Antero, Cirino, Florêncio e Genoveva.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Os turbulentos anos 1950 (parte II). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h; com reprise amanhã, às 17h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Noel Rosa em série. A história do compositor carioca retirada de 18 programas produzidos na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, e apresentados por Almirante na década de 1950 - 3ª parte. Edição e montagem, Amauri Rodelli; assistente de produção, Débora Raposo; produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 11h30 e às 23h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. 1) O músico Jovino Santos Neto visita cidades do Nordeste que serviram de tema para um livro do avô em 1936. E compõe canções sobre as mesmas, editadas em CD; 2) Fernando de Noronha concorre a uma das sete maravilhas do planeta; entrevistada sobre o tema a historiadora Marieta Borges Lins e Silva; 3) a Rota do Cacau visitada por Alexandre Tadeu Costa, na Bahia e no Amazonas. Apresentação, Geraldo Nunes, produção, Valéria Rambaldi; mixagens, Anderson Wendell. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h, com reprises às 2ª, 4ª e 6ª feiras, às 2h da madrugada. Na internet: territorioeldorado.com.br ; contatos: brasil@redeeldorado.com.br .

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Carlos José, Lembrança (versão de Serafim Costa Almeida); Roberto Carlos, Cama e mesa (dele e Erasmo Carlos); a trilha do Rin-Tin-Tin, da série da TV dos anos 1960. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;