Cultura & Lazer Titulo Na região
São Bernardo faz discussão de cinema

Evento gratuito conta com vários convidados e é opção a partir de amanhã até domingo

Por Vinícius Castelli
25/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Cidade que ficou conhecida ainda nos anos 1950 pela farta produção cinematográfica, com os Estúdios Vera Cruz, São Bernardo discutirá a sétima arte esta semana. O município recebe de amanhã até domingo o projeto Conversa de Cinema – Cine na Praça – Encontros com o Cinema Brasileiro, realizado pela Alexa Filmes por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) e desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo.

O evento toma conta da Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Flaquer, 26), com entrada gratuita. Vários nomes ligados ao cinema estarão presentes para discutir a arte. Quem abre a agenda amanhã, às 19h30, é a diretora Denise Szabo e o diretor de animação Douglas Ferreira. Eles falarão com os presentes a respeito da atual produção nacional e seus desafios e oportunidades.

Segundo Kathia Diniz, chefe de divisão de fomento e difusão, da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo, esse tipo de evento contribui para que o interessado possa conhecer ou se atualizar sobre como o cinema brasileiro tem se desenvolvido, e ter contato com profissionais que estão no mercado produtor.

“A produção cinematográfica é dinâmica, com novas tecnologias e formas de pensar o audiovisual. Então, é importante que aquele que pretende atuar nesse nicho obtenha o máximo de informação possível. Esse ciclo de conversas de cinema possibilita contato e essa interação”, afirma.

Segundo Kathia, a produção cinematográfica no País está muito atuante, com filmes sendo lançados em grande quantidade e para todos os públicos. “Nunca se teve tanto espaço e variedade de conteúdo e produção. É relevante se discutir as possibilidades e rumos que essa produção pode alcançar, inclusive sob o ponto de vista da inserção de novos diretores e profissionais do audiovisual nesse cenário, uma vez que a cidade tem histórico cinematográfico”, afirma.

A agenda segue na quinta, também às 19h30. Edu Felistoque (diretor) e Júlio Meloni (roteirista) discutem a diversidade e pluralidade do cinema brasileiro. Os jovens cineastas serão o assunto de sexta, também às 19h30, com os diretores Daniel Ribeiro e Esmir Filho. Sábado, às 17h, o assunto é o feminino no cinema brasileiro, e o papo com Tarsila Araújo (diretora), Lú Lopes (produtora) e Julia Antuerpem (roteirista). Por fim, domingo, às 17h, é a vez de conversar sobre animação brasileira e suas características, além dos caminhos para a produção nacional. Os convidados são José Marcio Nicolosi (diretor e animador) e Marcelo Cassaro (roteirista).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;