Memória Titulo
Lourenço Diaféria no Diário
Ademir Medici
13/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


- O apelido dele é Fiado, disse o sapateiro.
No dia seguinte o jornal da cidade deu na primeira página, com destaque: O Fiado Morreu.
Trecho da crônica inicial de Lourenço Diaféria no Diário, ‘In Memorian do Extinto’, publicada em 31 de julho de 1988.

O jornalista, cronista e contista Lourenço Diaféria (1933-2008) foi colaborador do Diário. Na sua primeira crônica no jornal ele utilizou como tema o fiado, com base em matéria publicada na época pelo Diário.

Lourenço Diaféria visitou a redação em 22 de julho de 1988. Foi recebido na sala do diretor, Fausto Polesi, que chamou Luciano Vicioni para fotografar o visitante. Curiosamente, as fotos do cronista não foram publicadas na ocasião.

Diaféria manteve a tradição de publicação de crônicas no Diário iniciadas por outros dois craques, Roterdan Cravo e Júlio Pinheiro – Roterdan, um dos muitos pseudônimos do Dr. Fausto; Júlio Pinheiro, pseudônimo do jornalista Hermano Pini Filho, editor de Economia.

Há 30 anos, Lourenço Diaféria já era um nome consagrado no gênero, tão importante quanto Rubem Braga.

E no Diário, o novo colaborador revezou-se com outro mestre, Guido Fidelis. A reunião das crônicas dos dois colaboradores aqui publicadas resultaria em belos livros.

O ZÍPER
“Quem desbancou os botões da braguilha foi o zíper, facilitando em parte as coisas”.
Lourenço Diaféria em nova crônica para o Diário, publicada em 10 de agosto de 1988.

Vocês querem mais crônicas?
Consultem as publicações seguintes.

E por falar em cronistas, não deixem de ler os últimos lançamentos. Saiu a revista Raízesnúmero 57. Tem livro novo da Iracema Régis. Editora Matarazzo apresenta dois novos títulos da. E a página Memória ganhou um belo livro de Etiel Rinaved com mensagens do espiritismo.

Vocês conhecem o Etiel Rinaved? É o pseudônimo do jornalista Devanir Leite (é só ler de traz para frente). Devanir fez história no Diário. Ele é tio do artista gráfico e diagramador Paulo Cesar, o Paulinho, a quem prestou grande assessoria na exposição dos 60 anos do Diário.

RAÍZES

Revista da Fundação Pró-Memória de São Caetano alcança o seu ano 30 cheia de vitalidade e destacando os 50 anos do Imes/Uscs. Quase 150 páginas de ótimos artigos e mensagem de abertura do presidente da Pró-Memória, Charly Farid Cury. A edição é da jornalista Paula Fiorotti.
Contato: 4223-4780; www.fpm.org.br.

MATARAZZO EM FOCO

Linda revista de memória, nº 11, agosto de 2018. Na capa, Paulo Bonfim. Entre os articulistas, Geraldo Nunes, que registra ‘Os 80 anos do >novo Viaduto do Chá’. Matarazzo em Foco discorre também sobre os novos livros da editora, o do futebol e o de Taubaté. Link: https://issuu.com/thaismatarazzo6/docs/
matarazzo_em_foco_edi__o11

TAUBATÉ

Que cidade maravilhosa essa. Monteiro Lobato e Mazzaropi presentes. A crônica de Camões Filho, seguindo as lições de Fiori Giglioti, é magistral. EC Taubaté (1914), de tantas porfias com equipes do Grande ABC, aparece em toda sua plenitude. Outro lançamento da Editora Matarazzo, com direito a tarde de autógrafos em Taubaté. Contato: 3991-9506; www.edioramatarazzo.com.

LINGUAGEM BRASILEIRA

Iracema M. Régis é do Ceará e é de Mauá. Quantas crônicas, quantos livros. Incansável. ‘Forrobodó’ (Ed. Pumpkin) é lindo, com cores, odores e sabores brasileiros, na análise do professor Valdir do Carmo Meira, que assina uma das orelhas. Neli Maria Vieira, artista plástica, vai nesta linha, e destaca o ritmo de Iracema. Mas o que vale mesmo é a leitura dos contos e crônicas que ‘Forrobodó’ reúne.
Contato: 4578-5076; iracemamendes2011@bol.com.br .

FUTEBOL

Ano de Copa do Mundo, ano de escrever sobre futebol. A editora Thaís Matarazzo acolhe trabalhos de vários especialistas na matéria e o Brasil marca um belo gol: se fomos infelizes na Rússia, no campo da memória o futebol brasileiro vai muito bem. Contato: 3991-9506; www.edioramatarazzo.com

MENSAGENS

‘O Cotidiano em Prosa e Versos’, em mensagens do Além reunidas por Etiel Rinaved (Devanir Leite). São poemas psicografados. “Poesias singelas tiradas do fundo do coração por espíritos amigos e fiéis a Jesus”, como resume Ary Brasil Marques no prefácio.
O médium com tédio
É dor sem remédio.
O médium feliz
É luz que bendiz
Dolores, 30-8-1993.

Registra o autor: “Este compêndio de trovas e versos vem sendo ditado a mim desde o ano de 1993”.
Registra mais: “Na eventualidade de comercialização (do livro) o montante arrecadado será revertido em benefício das obras assistenciais do Grupo de Estudos Espirituais Dr. Willian, de São Caetano”.
Contato: http://geedrwillian.blogspot.com.br/

Diário há 30 anos...
Sábado, 13 de agosto de 1988 - ano 31, edição 6830
Manchete – Sarney (presidente da República) admite que governo é mau pagador.
Finanças – ICM registra queda de 25% e prefeituras do Grande ABC atrasam pagamentos.
Grande ABC – Região vai unificar o vale-transporte.
Cultura & lazer – Grande ABC FM lembra os 23 anos do jequibau, ritmo musical criado por Mário Albanese e Ciro Pereira em 13 de agosto de 1965.

Em 13 de agosto de...
1918 – Eleita a nova diretoria do São Caetano Esporte Clube: presidente, João Coelho; vice-presidente, João Rela; tesoureiro, Sarto Lodi; 1º secretário, Julio Marcucci; 2º secretário, Octavio A. Barbosa; diretores esportivos, Octavio Tegão e Armando Micassi; capitães: João Perrella e Domingos Leoni; fiscais: Sylvio Buso e Sylvio Mearille; presidente horário, Antonio Barille (reeleito).
A guerra. Do noticiário do Estadão: a Presidência da República incumbe a Cruz Vermelha de fornecer agasalhos de lã ao hospital brasileiro na França.

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 13 de agosto:
Em São Paulo, Natividade da Serra. Criado em 1863, quando se separa de Paraibuna.
Na Bahia, Antas e Riacho de Santana

Hoje
Dia do Economista
Dia do Jequibal

Santos do dia
Bv. Dulce dos Pobres (Salvador, Bahia, 1914-1992).
Hipólito
Ponciano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;