Memória Titulo
O papa e o Grande ABC

Nestes dias em que a Igreja Católica se vê às voltas...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/02/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


A abertura da página Memória de hoje é uma sugestão do jornalista Nilton Valentim, editor da primeira página do Diário.

* * *
Nestes dias em que a Igreja Católica se vê às voltas com a renúncia inesperada do papa Bento XVI, lembramos de dois acontecimentos regionais diretamente ligados ao Vaticano: a visita a Rio Grande da Serra do cardeal Albino Luciani Tancon, futuro papa, e o processo aberto por Roberto Bottacin, de Ribeirão Pires, que encontrou brechas na legislação da Igreja para candidatar-se ao trono de Pedro, mesmo não sendo cardeal - nem ao menos padre.

São fatos que ficaram marcados na história do Grande ABC.

JOÃO PAULO I 
Dom Luciani visitou Rio Grande da Serra entre 12 e 13 de novembro de 1975, quando era cardeal e patriarca de Veneza. Desembarcou no aeroporto de Congonhas às 17h. Ali foi recepcionado pelas irmãs franciscanas da Comunidade de Cristo Rei, de Rio Grande da Serra. À noitinha já estava na cidade, onde o aguardava o bispo diocesano, dom Cláudio Hummes, hoje cardeal.

Dom Luciani jantou com os religiosos. Dormiu na casa paroquial. Na manhã do dia 13 celebrou missa em Rio Grande. Visitou o padre José Pizoni na Vila Lopes. Teve tempo de visitar a congregação franciscana em Ribeirão Pires e as irmãs da Ordem de São José, em Santo André. Às 13h embarcou para o Rio de Janeiro.

Dom Albino Luciani Tancon foi eleito papa em 26-8-1978 - o primeiro papa nascido no século 20. Adotou o nome duplo de João Paulo em homenagem aos antecessores, Paulo VI e João XXIII. Faleceu em 28-9-1978, aos 65 anos, com apenas 33 dias como papa, sendo sucedido por João Paulo II.

UM PAPA LEIGO? 
Ao se oferecer como candidato papal, Bottacin buscou mostrar que seria mais fácil eleger-se papa do que presidente da República. Era 1978. O Brasil vivia o regime militar. Não havia eleições livres e diretas ao Executivo federal. Portanto, Bottacin ombreava-se aos que lutavam pela democracia brasileira, mais do que levar a sério qualquer possibilidade de suceder a Paulo VI.

Mas Bottacin foi mais longe. Examinou o Código do Direito Canônico do Vaticano. E descobriu a brecha pretendida no artigo 89 do Código Canônico: "(...) se o eleito não estiver revestido de caráter episcopal, ou for leigo, a homenagem a ser-lhe prestada e o anúncio ao povo dar-se-á somente após sua Ordenação Sacerdotal e Episcopal".

A notícia encontrou eco na imprensa. "Leigo se candidata à sucessão de Paulo VI", escreveu o Diário (edição de 2-4-1978).

A pauta espalhou-se. Bottacin falou à Rede Globo e à BBC de Londres. A Igreja protestou. E apenas dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo renunciante do Grande ABC, não se zangou. Ao Diário, o bispo comentou que a repercussão do caso serviu para esclarecer muitos católicos e até padres sobre o funcionamento da eleição papal.

Desaparecidos
Reunião preparatória à criação do Centro de Memória do Grande ABC será realizada hoje, às 18h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Em pauta, o andamento do projeto. Presença: Derly Carvalho, um dos nomes mais importantes do movimento de resistência à ditadura militar no Grande ABC.

Derly tem dois irmãos desaparecidos, vítimas da Operação Condor e um assassinado pela ditadura (Devanir). Ele é também um dos poucos brasileiros que estiveram com os líderes chineses Mao Tsé-Tung (1893-1976) e  Lin Piao (1907-1971).

Durante a reunião será apresentado um vídeo de dez minutos sobre a luta da família Carvalho. Reunião é aberta a todos os interessados. 

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 19 de fevereiro de 1983 - nº 5.139
Manchete - Decretada máxi; cruzeiro cai 30%

EM 19 DE FEVEREIRO DE...
1913 - Sancionada a lei municipal nº 151 que autoriza a aquisição de terrenos necessários ao aumento da área do cemitério de Santo André.
1928 - Amélio Storti nasce em São Bernardo. Foi entalhador e marceneiro, diretor da Sociedade Italiana e goleiro do Juventus local, com o apelido de Espeto.
1951 - Historiador Wanderley dos Santos nasce em São Paulo. Escreveu Antecedentes Históricos do ABC Paulista: 1550-1892.

CIDADES PAULISTAS
Hoje é o aniversário de Osasco, Taboão da Serra e Severínia.

SANTOS DO DIA 
Álvaro de Córdova, Bonifácio (Bruxelas 1188 - 1265), Conrado de Piacenza (+ Itália 1351), Gabino e Mansueto.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2013.
NOSSA SENHORA NA SANTÍSSIMA TRINDADE
Fonte - Paróquia Santíssima Virgem, Jardim do Mar, São Bernardo. Pesquisa e reprodução fotográfica: Tom Lima.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Guilherme Henrique de Brito Araújo, 7 anos. Natural de Mauá. Filho de Sandra e Marcelo Araújo. Estudante. Menino esperto. Num caso raro de leucemia, foi internado no Hospital Nardini, em Mauá, e transferido para o Hospital Mário Covas, em Santo André. Faleceu depois de 11 dias, sendo sepultado ontem no Cemitério Santa Lídia, em Mauá, recebendo as homenagens da Igreja Assembleia de Deus, do seu bairro, o Jardim Ipê.

Maria Niconi, 97. Natural de Juiz de Fora (MG). Dia 15. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Gino Ferri, 74. Natural de Palmares Paulista (SP). Ontem. Cemitério Camilópolis.
Arlinda de Barros Carrasco, 78. Natural de Santo André. Dia 17, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

SÃO BERNARDO
Camila de Souza Silva, 96. Natural de Penápolis (SP). Dia 17. Cemitério dos Casa.
Sueo Fukushima, 94. Natural do Japão. Dia 17. Cemitério de Vila Euclides.
Ricardo Gardinal, 91. Natural de Birigui (SP). Dia 15. Cemitério de Vila Euclides. 
Dalila Santos Magnani, 90. Natural de Valparaiso (SP). Dia 15. Cemitério da Paulicéia.
Maria Darcy Moreira Gomes, 86. Natural de Diamantina (MG). Dia 16. Cemitério dos Casa.
Joana Pereira da Costa, 85. Natural de Macaúbas (BA). Dia 15. Cemitério do Baeta. 
José Cyrino da Costa, 84. Natural de São Paulo (SP). Dia 15. Jardim da Colina.
Benedito Gomes, 84. Natural de Bernardino de Campos (SP). Dia 16. Cemitério dos Casa.
Neuza Dantas Gomes, 83. Natural de Neopolis (SE). Dia 16. Jardim da Colina.
Maria de Lurdes Veríssimo dos Anjos, 80. Natural de Brejão (SP). Dia 15. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO
Angelina Armelin Colombini, 88. Natural de Pedreira (SP). Dia 17, em Santo André. Cemitério das Lágrimas.

DIADEMA
Vicente Vilella, 63. Natural de Leopoldina (MG). Dia 17, em São Bernardo. Cemitério Municipal.

MAUÁ
Maria Isabel Mendes Rodrigues, 84. Natural de Crato (CE). Dia 17, em Santo André. Cemitério de Vila Vitória.
Maria Thereza Polimeno Germano, 79. Natural de Itapira (SP). Dia 17, em Santo André. Cemitério Vila Vitória.

MISSA - Izaira Rodrigues de Almeida, dona Nenê (foto). 7º dia. Hoje, às 19h30, na igreja São João Batista, à Rua Piauí, 774, São Caetano.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;