Internacional Titulo
Otan barra tropas russas
Do Diário do Grande ABC
04/07/1999 | 16:25
Compartilhar notícia


Um contingente russo que devia integrar-se este domingo à KFOR, nao pôde partir do aeroporto moscovita de Ivanovo, após a negativa da Hungria para autorizar a passagem de avioes russos por seu espaço aéreo, causando novas tensoes entre Moscou e a Otan.

Hungria, Bulgária e Romênia, membros da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan), negaram à Rússia a permissao para sobrevoar seu espaço aéreo, depois de consultas com representantes norte-americanos e da Aliança.

Ainda que a participaçao da Rússia na KFOR já tenha sido decidida, Otan e Moscou continuam discutindo detalhes relativos à missao das tropas russas.

Segundo informaçoes publicadas pelo jornal nova-iorquino The New York Times, um responsável norte-americano que pediu para permanecer no anonimato, o ponto de vista russo é enviar tropas enquanto se discutem pontos de acordo, enquanto o ponto de vista da Otan é estabelecer os detalhes antes que os russos mobilizem mais tropas.

Os norte-americanos já foram surpreendidos pela Rússia, em 12 de junho passado, cujas tropas entraram de forma surpreendente em Kosovo antes dos demais participantes da Força Internacional de Paz, tomando o controle do aeroporto Slatina de Pristina, em plena negociaçao de sua participaçao na KFOR.

Washington nao quer que os russos causem mais surpresas deste tipo durante o feriadao de 4 de julho, dia da Independência norte-americana.

Depois de um acordo fechado no mês passado entre Estados Unidos e Rússia, 3. 600 russos integrarao a KFOR, compartilhados nos setores americano, francês e alemao e no aeroporto de Pristina, no setor britânico, para onde Moscou previa enviar este domingo dois avioes Il-76 com 120 pára-quedistas a bordo.

No entanto, depois da decisao húngara, considerada por Moscou de ``provocaçao dos Estados Unidos', a decolagem das naves foi adiada por tempo indeterminado.

Citando fontes diplomáticas ocidentais, a agência Interfax informou que uma delegaçao da Otan teria chegado este domingo a Moscou, enquanto oficialmente, segundo a emissora de televisao russa NTV, as discussoes sobre o papel exato das tropas russas em Kosovo nao seriam retomadas até terça-feira.

Segundo a NTV, portanto, nenhum contingente russo viajará antes da terça- quarta ou quinta-feira, para a província sérvia.

Responsáveis do Ministério da Defesa russo, citados pela Interfax, reagiram com irritaçao à situaçao do bloqueio, estimando que nao existe nenhuma necessidade de discutir os detalhes da mobilizaçao russa em Kosovo.

``Os termos da participaçao russa na operaçao de manutençao de paz em Kosovo foram definidos em Helsinque e depois em Bruxelas, durante a visita de uma delegaçao militar russa na semana passada', declarou uma fonte do Ministério da Defesa que pediu para permanecer no anonimato.

Os Ministérios da Defesa e das Relaçoes Exteriores russos destacaram este domingo sua surpresa diante da decisao ``completamente inesperada' da Hungria, Bulgária e Romênia.

Com o bloqueio das vias aéreas, a Rússia preparou um plano por mar para enviar suas tropas para os Bálcas. Quatro dos cinco barcos russos que devem levar reforços para as tropas russas em Kosovo zarparam este sábado do porto de Sebastopol, no Mar Negro; o quinto barco zarpará na próxima semana.

Os navios se dirigiram para o vizinho porto russo de Tuapse, aonde embarcarao tropas para a costa grega, de onde chegarao por terra a Kosovo, atravessando a Macedônia.

O aumento da tensao vinculado à mobilizaçao das forças russas da KFOR ocorre dias depois de os bombardeios russos terem sido interceptados por uma patrulha americana em frente ao litoral da Islândia, a distância de tiro dos Estados Unidos. O incidente foi minimizado pelas diplomacias dos dois países.

Dias atrás, o adido militar adjunto norte-americano em Moscou foi expulso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;