Setecidades Titulo São Bernardo
Ensino criativo será apresentado em festival

Professores destacarão método de aprendizado prático em evento na USP entre hoje e quinta-feira

Juliana Stern
Especial para o Diário
13/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Cerca de 50 professores da rede municipal de São Bernardo participam da segunda edição de Festival de Inovação e Criatividade, organizado pela USP (Universidade de São Paulo) entre hoje e quinta-feira. Os profissionais apresentarão o resultado de trabalho desenvolvido na cidade, com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental – entre 3 e 10 anos –, desde o ano passado, e que prevê o aprendizado em sala de aula por meio de ações que ampliam a colaboração entre os estudantes em atividades práticas, além do estudo independente.

Professora de apoio a projetos pedagógicos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Neusa Macellaro Callado Moraes, na Vila Euro, Verônica Gomes dos Santos explica que o município é referência em aprendizagem criativa, principalmente nos campos da robótica e informática em sala de aula. “O aprendizado acontece de forma horizontal. O que um já aprendeu em outras aulas pode ser passado aos outros. Além de eles terem acesso a ferramentas de pesquisa e serem incentivados a um estudo independente, tendo sempre o apoio do professor”, explica.

Atividades intituladas ‘mão na massa’ foram introduzidas no currículo da instituição de ensino. Na prática, os alunos aprendem enquanto produzem, a partir de sucata, cartazes e esculturas. Segundo a educadora, o processo estimula o aluno a aprender por conta própria e também a trocar conhecimentos com os demais colegas. 

O projeto também beneficia estudantes deficientes auditivos. A professora mediadora Maria Clara Marques, 34, conta que os alunos entendem melhor a proposta das atividades e mostram resultados de forma mais efetiva do que com métodos de ensino convencionais. “Eles compreendem melhor estímulos visuais, o que facilita o aprendizado e a comunicação com colegas ouvintes”, explica.

SOBRE O EVENTO

O festival ocorrerá no estacionamento da Escola Politécnica da USP, campus Butantã, na Capital – Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3. A visitação é aberta e gratuita. Outras informações no site www.ficmaker.org.br.

O objetivo é divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem ‘mão na massa’ em ambientes educacionais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;