De olho no transito Titulo
Poluição sonora

Hoje em dia é grande a preocupação com a poluição do ar e a visual, mas questão sonora vem sendo bastante negligenciada

Por Cristina Baddini
11/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje em dia é grande a preocupação com a poluição do ar e a visual, mas, no entanto, a questão sonora vem sendo bastante negligenciada. Até mesmo as normas técnicas aplicam palavras como "desconforto", quando a preocupação com o tema vai além de ter o silêncio como luxo.
Lembrada pelo som de buzinas desnecessárias e pelas linhas de produção industrial, a poluição sonora, além de ser prejudicial aos ouvidos, já se tornou uma importante questão de saúde pública e preservação do meio ambiente.

Faz mal para a saúde
A exposição constante a altos níveis de ruído pode ocasionar constrição de vasos sanguíneos e aumento da liberação de colesterol e cortisol, gerando distúrbios gastrointestinais, hipertensão, subsídio para o infarto, hipertiroidismo, diabetes, e até desequilíbrio do sistema endócrino, prejudicando funções sexuais e reprodutivas.
Uma pesquisa realizada em Berlim, na Alemanha, detectou aumento de 20% da incidência de infarto do miocárdio em regiões onde o ruído se mantinha acima de 70 dB (decibéis) em média. Além disso, exposições continuadas na ordem dos 85 dB são suficientes para causar danos irreversíveis à audição.

Motociclistas na linha de frente
O House Ear Institute (Instituto Casa do Ouvido), de Los Angeles, nos Estados Unidos, alerta que a exposição prolongada ao ruído produzido por uma motocicleta pode causar PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído).
Uma moto produz níveis de ruídos em torno de 95 dB e pode causar alterações na estrutura interna do ouvido e a perda permanente de audição.
A situação se agrava quando o motociclista altera o sistema de escapamento, utilizando ponteiras esportivas ou personalizadas que aumentam ainda mais o nível de ruído emitido.
Apesar de o capacete oferecer alguma barreira, ainda assim é bastante necessário o uso de protetores auriculares, plugues, para reduzir os ruídos a níveis seguros. São protetores baratos encontrados em lojas que comercializam EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para uso profissional.
A grande preocupação com PAIR é que é uma doença cumulativa, portanto qualquer dano vai se somando ao longo do tempo. Mesmo que uma pessoa se exponha diariamente por um curto período a um ruído acima de 85 dB, os prejuízos auditivos podem aumentar depois de muitas exposições. O importante é saber que se você quer pilotar embalado pelo ronco de sua moto por muitos anos vale a pena proteger seus ouvidos.

Barulho da noite do Grande ABC
Já destacamos aqui alguns bairros que apresentam graves situações de barulho noturno que já são insuportáveis e que representam constante violação às leis do silêncio. Caminhões de lixo fazem coleta noturna com muito barulho trafegando em ruas tranquilas dos bairros, pouco se importando com os cidadãos que tentam dormir àquelas horas da noite.
Essa situação agride os cidadãos que pagam impostos e que gostariam de ter os seus direitos resguardados. E no seu bairro, como está o barulho? Quais os ruídos que mais o incomodam?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;