Cultura & Lazer Titulo
Cordovani volta ao ABC com peça 'A Volta do Parafuso'
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
25/09/2003 | 20:14
Compartilhar notícia


Roberto Cordovani volta ao Grande ABC, onde começou a carreira artística nos anos 80. O diretor, ator e autor apresenta nesta sexta-feira e sábado no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, A Volta do Parafuso, adaptação dele e de Eisenhower Moreno para o livro de Henry James (1843-1916). Além de subir no palco, Cordovani e Moreno assinam a direção.

A peça estreou em junho na Espanha, onde Cordovani mora e dirige a Cia. Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre do Brasil. “A Volta do Parafuso fala sobre mulheres reprimidas e repressoras. É, ao mesmo tempo, um conto de terror e uma história de amor. E discute questões como relações de classe social, sexualidade, hipocrisia e necessidade da religião. A minha personagem reza o tempo todo, mas é uma ditadora”, diz.

Interpretada por Cordovani, a preceptora das crianças Miles e Flora é o fio condutor da história, marcada por jogos de sedução e um clima de suspense. Moreno faz a governanta Grose e Miles. Outros personagens, como o criado Quint – já morto –, aparecem em imagens projetadas num telão. “O espetáculo é muito cinematográfico”, afirma.

A cenografia é do paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994). “Convidei-o para fazer o cenário de O Retrato de Dorian Gray (peça baseada no livro de Oscar Wilde). Não gostei da primeira proposta dele, uma malha pintada que simboliza o ser humano fragmentado, mas guardei-a. Agora a utilizo no chão. De acordo com a luz, assemelha-se a areia ou caco de vidro e gera uma sensação de que estamos num abismo”, diz Cordovani.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;