Memória Titulo
O truque do nascer do Sol
Ademir Medici
27/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O professor e jornalista João Bosco dos Santos mostra que ainda se faz crônica no Grande ABC. Em entrevista ao DGABC TV – www.dgabc.com.br – Bosco fala do seu mais novo livro, Despertar da Consciência – Fragmentos de Vida (Edição do Autor), recentemente lançado. É uma bela conversa que tivemos com João Bosco. Confiram no DOL (Diário On-Line).

“Me identifiquei muito com esse estilo literário. A crônica é um estilo baseado em fatos do cotidiano. Qualquer movimento que você vê no seu entorno pode gerar uma crônica”, comenta João Bosco durante a entrevista.

O conjunto de crônicas do autor neste livro tem muito de memória. Jovem de tudo, ele chega a Santo André em 1961. E um colega o leva a conhecer a chamada ‘Paulicéia Desvairada’. O conduz ao prédio 69 da Rua dos Andradas, o mais famoso prédio da ‘Boca do Lixo’.

“Não havia um garoto de São Paulo que não percorria aqueles andares, vendo aquelas mulheres se insinuando. Nada aconteceu”, comenta João Bosco, divertido. E esta visita é tema de uma das crônicas.

Outra crônica fala de avós e netos. Bosco, avô de cinco netos. Um deles, de 4 anos, passando pela Via Anchieta de carro com a avó, observa o estacionamento de um grande supermercado, o Extra. E sai-se com essa:

– Vovó, olha que formidável...

Ao que Bosco pergunta: “Com quem ele aprendeu essa expressão?”

E assim vai o livro, dos mais saborosos. É o quarto livro de João Bosco, cinco se considerar a participação em obra coletiva. Em sua mais recente obra, todo o amadurecimento do professor de várias faculdades locais, com 12 anos no departamento de pós-graduação da Fundação Santo André.

– Bosco, o Grande ABC constrói memória? – perguntamos, de supetão, em certa altura da entrevista.

– Constrói – responde ele.

– Mas deveria construir mais. Há muitas pessoas interessadas em preservar. O Museu de Santo André realiza uma obra admirável.

E há nomes verdadeiramente ícones neste projeto coletivo da construção da memória.

Três nomes citados pelo professor: Philadelpho Braz, Paschoalino Assumpção e Alexandre Takara.

Amigo leitor, assista à entrevista do professor João Bosco dos Santos. Ele vai além, e ensina o que se deve fazer para produzir uma crônica, uma novela, um conto, uma poesia.

Ao final, uma palavra sobre a capa do livro: aqui o Sol se põe ou está nascendo? Vale conferir na entrevista, e viajar conosco para o Rio Paraná: de um lado, Panorama, no Estado de São Paulo; de outro, Mato Grosso. Imagem colhida pelo nosso entrevistado

 

Fala, professor...

“Escrever se aprende escrevendo. Eu não nasci na Academia de Letras. Eu fui para a Academia, convidado, em função dos textos que escrevi. Acho que as pessoas devem estimular a sua criatividade e registrar fatos do cotidiano.”

 

Semana da Autonomia de São Caetano: 1948-2017

Depoimento: Lauro Garcia (*)

 

Na Câmara de Santo André não estávamos sozinhos. Não eram só os quatro vereadores que defendiam a autonomia de São Caetano. Nem todos eram contra.

Tinha mais alguns colegas nossos da vereança que batalhavam e levantaram a voz a favor da autonomia. Caso do vereador Alfredo Maluf, que durante o período de transição da ditadura do Estado Novo à democracia foi nomeado prefeito de Santo André pelo governador do Estado, Adhemar de Barros.

Do PTB, dois vereadores votaram a favor da autonomia, José Araujo de Freitas e o Dr. Silvio Franco.

MEDALHAS

Seguimos com a listagem dos que receberam a Medalha dos Autonomistas, sábado último, na Câmara de São Caetano, iniciativa que teve o aval do Gama (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista).

Oliveira Luiz de França, Osvaldo Luiz Padovan, Paulo Higino Bottura Ramos, Paulo Hoffman, Paulo Nunes Pinheiro, Paulo Sérgio Garcia, Ramis Sayar, Reinaldo Alberto Perez, Ricardo Leal Nunes, Rodrigo Rocco Razuk Maluf

Continua

 

(*) Depoimento gravado no Diário em 1º de julho de 1977.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 27 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6583

Manchete –Fiesp culpa governo e o PMDB pelo fracasso do Plano Bresser

Capital & Trabalho – Autolatina já admite rever contraproposta aos metalúrgicos em greve.

Preços – Táxis 50% mais caros.

Memória – Em Campo Grande, entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, uma pose da família de Eugênio Rodrigues no pátio da estação ferroviária.

Futebol – Pelo Módulo Azul do Brasileiro, Santo André 0, Uberlândia 2, em pleno Estádio Bruno Daniel. Jair Picerni pede demissão. Roberto Correa vai assumir o comando do time. Correa dirigia as equipes júnior e juvenil do Ramalhão.

Polícia – Assaltante perde documentos pessoais durante assalto à agência do Itaú, no Centro de Santo André.

 

Em 27 de outubro de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: o projeto de declaração de guerra do Brasil é aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente da República, Venceslau Brás.

O discurso de Ruy Barbosa no Senado: “A cobiça germânica pusera nas benditas terras onde tremula a nossa bandeira o seu dedo ganancioso”.

Câmara de São Bernardo aprova o ato número 202 que regulamenta a cobrança de impostos sobre fábricas de manteiga e de botões na região.

A chegada do 43º Batalhão de Caçadores a Santo André foi recepcionada pelo prefeito Saladino, delegado de polícia, diretor do Grupo Escolar, coletor federal, representantes do diretório político, representantes do Tiro 34 e pela imprensa: o correspondente do Estadão e o redator do semanário Município de São Bernardo.

Os 400 soldados, chamados de ‘voluntários de manobras’, seguiram para o acampamento, a três quilômetros da estação férrea, na direção de Pilar, hoje Mauá. Iriam ter três semanas de intensos treinamentos.

1952 – Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Bernardo, lança Nadando em Dinheiro, com Mazzaropi.

 

Santos do Dia

Irmãos Vicente, Sabina e Cristeta (de Ávila, Espanha)

Odrano

Frumêncio

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 27 de outubro:

Em São Paulo, Bom Sucesso de Itararé, Holambra, Macedônea, Mairinque, Marapoama, Santa Maria da Serra, Taquarivaí e Torre de Pedra

No Rio Grande do Norte, Afonso Bezerra, Macaíba e Santana do Matos

No Piauí, Aroeiras do Itaim

Em Goiás, Baliza

No Paraná, Cerro Azul

No Mato Grosso do Sul, Nova Alvorada do Sul

No Ceará, Quixadá

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;