Setecidades Titulo Homenagem
Parque Miami leva Nossa Senhora em procissão pelas ruas

Moradores do bairro de Sto.André também acompanham
imagem durante travessia de trecho da Billings

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
13/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Para a população do Parque Miami, em Santo André, o dia de Nossa Senhora Aparecida é uma data mais do que especial. Os moradores, na maioria carentes, fazem parte de comunidade católica que movimenta 700 pessoas. Uma das sete capelas existentes naquela região homenageia justamente a Padroeira do Brasil. Outras cidades também realizaram eventos, como missa campal no Santuário em São Bernardo e cavalgada em São Caetano.
Para marcar a data, cerca de 100 pessoas, segundo a PM (Polícia Militar), participaram na tarde de ontem de procissão que foi até a capela Santa Cruz, no Parque do Pedroso. A imagem da santa, que surgiu das águas, também percorreu pequeno trecho da Represa Billings em barco.
A procissão foi marcada por emoção, já que em um pequeno caminhão, pescadores jogavam a rede e pegavam pedaços da santa, como aconteceu no Rio Paraíba do Sul, há 300 anos. Morador do bairro, Zenildo Nunes de Souza, 41 anos, participa das missas todos os domingos. A fé em Aparecida o ajudou a superar uma depressão. “Fiquei seis anos com esse problema. E graças a intercessão dela, hoje sou casado, tenho dois filhos e consegui superar isso”, disse ele.
O padre responsável pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que envolve as sete capelas, Cícero Soares, reafirmou que a comunidade tem muita fé em Aparecida. “Por conta dos 300 anos da aparição da imagem, todas as dioceses receberam uma imagem peregrina do Santuário Nacional de Aparecida. Ela também passou por aqui.”
O prefeito Paulo Serra (PSDB), que acompanhou a procissão, afirmou que a área, que engloba diversos núcleos, incluindo o Pintassilva, deve receber projetos de urbanização no próximo ano.

EVENTO
Organizada pela associação de bairro e a Igreja Avivamento Bíblico, uma festa em comemoração ao Dia das Crianças distribuiu brinquedos para 300 pequenos na comunidade. Também houve a distribuição de doces, cachorro-quente e refrigerantes.
As crianças ainda puderam participar de diversas brincadeiras, como piscina de bolinhas e cama elástica. A dona de casa Fernanda do Amaral, 24, levou o filho de 4 anos para a festa. “Fiquei feliz com essa iniciativa. Ainda mais no Dia das Crianças”, comentou.

PAPA
Uma mensagem aos devotos de Nossa Senhora Aparecida foi publicada na conta oficial do papa Francisco no Twitter, ontem, dia da celebração dos 300 anos em que a imagem da Padroeira do Brasil foi encontrada. “Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por trabalhadores pobres: hoje abençoa todos, especialmente aqueles que procuram um trabalho”, disse o pontífice.
A principal celebração em comemoração a data começou às 9h30, em altar montado do lado de fora da basílica nacional, em Aparecida, Interior do Estado. A missa campal começou com mensagem em vídeo enviada pelo papa Francisco, que lamentou não estar no santuário e afirmou estar com “saudades do Brasil”. com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;