Memória Titulo
O Wanderley não aceitaria esta homenagem
Por Ademir Medici
05/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Trocar o nome da Praça Ramos de Azevedo por Praça Wanderley dos Santos? O novo homenageado jamais aceitaria esta homenagem. E não é que a Prefeitura de Ribeirão Pires cometeu esta heresia!

A família do Wanderley recusou a homenagem. E qual foi a desculpa da municipalidade? O arquiteto Ramos de Azevedo não teve ligações com Ribeirão Pires, diferentemente do historiador Wanderley dos Santos.

Que pesquisas levaram a esta conclusão? O que diz o processo e a lei originais que deram o nome de Ramos de Azevedo a uma praça da cidade? O que pensaram os nossos antigos por ocasião da homenagem a Ramos de Azevedo? Os atuais detentores do poder, em Ribeirão Pires, resolveram revisar e censurar a ação dos seus ancestrais político-administrativos?

Agravante: somente depois de aprovada a troca de nomes, por unanimidade pela Câmara Municipal e com o aval do prefeito, é que o Legislativo se lembrou de solicitar da viúva do Wanderley uma cópia da certidão de óbito. Ora, ora.

“Com o aval dos filhos, ela não enviará o documento solicitado”, informa o pesquisador João Paulo de Oliveira, que há anos vem lutando para que o Grande ABC preste tributo ao historiador que tanto escreveu sobre os primórdios do Grande ABC.

Mas que seja uma homenagem que não passe por cima de outras figuras que os antigos lembraram e imaginavam que seria para sempre.

 

Dos anais de Ribeirão Pires

Lei municipal número 6.174, de 6 de julho de 2017, denomina Praça Historiador Wanderley dos Santos a antiga Praça Ramos de Azevedo na Vila Aurora.

Autor do projeto: vereador Rogério Luiz (PSB).

Sanção: prefeito Adler Teixeira,o Kiko.

Publicação: órgão oficial do município, em 20 de julho de 2017.

 

Em italiano

Será celebrada neste sábado, 5, às 19h, a missa em italiano do Circulo Italiano de Toscana, de Riacho Grande. Local: Basílica da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo.

A celebração revive o antigo costume das missas italianas celebradas quando a colônia italiana era maioria na cidade.

 

Hoje

Dedicação da Basílica de Santa Maria

Dia Nacional da Saúde. Marca a data do nascimento, em 1872, do pioneiro da medicina sanitária brasileira, Dr. Oswaldo Cruz.

 

Em 5 agosto de...

1912 – Nasce, em São Bernardo, Aldino Pinotti. Foi vereador e prefeito duas vezes da cidade.

1917 – Prossegue a greve geral no Rio de Janeiro. Bombas explodem em pontos diversos. A polícia acusa anarquistas espanhóis envolvidos. Entre os grevistas estão marceneiros, entalhadores e operários de artes correlativas.

Aderem: cocheiros, carroceiros, chauffeurs e padeiros. Paralisado o serviço de veículos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o terceiro aniversário da guerra. Grande comício em Londres. Os aliados continuarão a guerra até o triunfo definitivo.

 

Santos do Dia

Afra e seus companheiros (mártires)

Cassiano

Emídio

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 5 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6512

Manchete –Bresser Pereira, ministro da Fazenda, confirma correção nos salários

Mauá – Falta sinalização para orientar motoristas.

Automobilismo – Monza S/R 2-0. Um esportivo com conforto de automóvel.

Adeus – Morre em São Paulo o cantor Dick Farney, aos 66 anos.

Polícia – Inspetores são acusados de justiceiros no bairro Cata Preta, em Santo André.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 5 de agosto:

No Rio Grande do Sul, Cachoeira do Sul

Em Rondônia, Cerejeiras e Rolim de Moura

Na Paraíba, João Pessoa, capital do Estado

No Mato Grosso, Lucas do Rio Verde

Em Goiás, Rio Verde

Fonte: IBGE

 

Nas ondas do rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Ao vivo no estúdio, Walquiria Leite Gonçalves de Moraes, presidente da instituição Pequeno Cidadão, de São Bernardo. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Neste sábado transcorre o 62° aniversário da morte de nossa mais bem-sucedida artista no Exterior, a inimitável Carmen Miranda (com ‘N’ mesmo). A lembrança é do jornalista Milton Parron, que dedicará o seu programa Memória a ela, Carmen.

Segue-se o roteiro do programa, verdadeira crônica, no texto do próprio Parron, coordenador do Cedom (Centro de Documentação e Memória) da Band, produtor e apresentador de Memória:

Portuguesa de nascimento, Carmen veio ainda bebê para o Brasil e mal completados 20 anos de idade emplacou seu primeiro sucesso, Ta-Hi, composição de Joubert de Carvalho.

Na época, 1930, vendeu 36 mil cópias, um recorde que ninguém havia conseguido até então.

Em menos de seis meses ela tornou-se a cantora mais popular do País e no ano seguinte fez sua primeira turnê internacional para a Argentina e o sucesso foi tanto que voltou mais oito vezes para shows sempre com casa cheia.

Em 1939 mudou-se para os Estados Unidos, onde viveu até a morte em 1955, com 46 anos de idade.

No programa vamos apresentar várias músicas e muitos depoimentos e entrevistas com a própria Carmen e com sua irmã, Aurora Miranda, também ótima cantora, que gravou músicas inesquecíveis, entre elas Se a Lua Contasse, Cantores do Rádio e Cidade Maravilhosa.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h. Site: www.radiobandeirantes.am.com.br

Rádio Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) –Quinta Avenida. Especial com a big band do trompetista Les Elgart, em homenagem ao seu centenário de nascimento.

Les Elgart liderou uma das mais famosas e queridas

orquestras de dança do século 20. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h. Pela internet: sites: www.radiotrianon.com.br , www.quintaavenida.mus.br e grandeabcwebradio.com

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de

meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Zummm FM (87,5) –de Santo André. Programa Garagem SA.

O objetivo do programa é dar espaço a novos e velhos artistas

da cidade e região. O termo garagem vem de bandas de garagem. Produção e apresentação Celso Zappa.

Segunda-feira às 11h. Site: www.zummmfm.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;