Economia Titulo
Licitaçao da ANP tem 42 empresas interessadas
Do Diário do Grande ABC
21/05/1999 | 10:00
Compartilhar notícia


A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informa que a primeira rodada de licitaçoes para exploraçao de petróleo e gás no Brasil será disputada por 42 empresas nacionais e estrangeiras. Nesta quinta, terminou o prazo para a entrega da documentaçao necessária e pagamento da taxa de inscriçao. O leilao dos 27 blocos em oito bacias sedimentares está marcado para os dias 15 e 16 de junho, no Rio de Janeiro.

De acordo com os levantamentos preliminares da ANP, 42 empresas pagaram para obter acesso aos dados das oito bacias sedimentares onde estao localizados os 27 blocos e garantiram a participaçao na primeira rodada de licitaçoes. Dessas empresas, 29 pagaram pelo pacote completo com os dados das oito bacias. No total, foram arrecadados US$ 9,790 milhoes, superando as expectativas iniciais da Agência, que estimava obter uma receita de cerca de US$ 6 milhoes com a oferta dos dados sísmicos. Entre as 42 empresas que já pagaram o acesso aos dados, 25 já estao oficialmente habilitadas, tendo sido notificadas pela ANP.

As outras 16 empresas estao na fase final do processo de habilitaçao e, apenas uma, que entregou a documentaçao na quarta-feira passada, ainda passará pelo processo de qualificaçao técnica. A ANP tem prazo até 4 de junho para notificar as empresas habilitadas.

Estrangeiros - Segundo a ANP a primeira rodada de licitaçoes para exploraçao de petróleo e gás no Brasil está registrando forte interesse por parte de empresas estrangeiras. A licitaçao dos 27 blocos está mudando o perfil do setor de petróleo no país. Das 42 companhias, 15 nao possuíam escritório no país e estao se instalando no Brasil para participar da licitaçao. Entre as empresas brasileiras, três nunca atuaram na área de petróleo. As dez maiores companhias privadas mundiais estao entre as prováveis interessadas. Entre as empresas que estao inscritas no leilao, 19 têm sede nos Estados Unidos; 5, no Brasil; 5, no Reino Unido; 2, na França; 2, na Argentina; e 2, no Canadá. Japao, Alemanha, Itália, Chile, Holanda, Coréia e Espanha também contam com empresas que disputarao a primeira rodada de licitaçoes realizada pela ANP. Durante o processo de licitaçao, 58 empresas haviam manifestado interesse em participar do leilao e 56 companhias chegaram a obter qualificaçao técnica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;