Setecidades Titulo Maio Amarelo
Metade das multas de trânsito é por não uso do cinto de segurança

Campanha do Detran-SP realizou blitze educativa em Sto.André ontem

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Metade das multas aplicadas no Grande ABC em 2016 relacionadas à prevenção de acidentes está associada ao não uso do cinto de segurança. Conforme os números do Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo), foram emitidas 8.975 autuações a motoristas que deixaram o equipamento de segurança de lado no ano passado, o equivalente a 24 por dia. Embora tenha havido leve queda (7,21%) em relação ao mesmo período de 2015, o problema é alvo de preocupação por parte do órgão estadual, que finaliza hoje o mês dedicado à conscientização sobre o tema, denominado Maio Amarelo.

O ato de dirigir conversando ao celular ou manuseando o aparelho corresponde à segunda maior infração de trânsito entre as sete cidades dentro do recorte relacionado à segurança – 40,25% do total de multas aplicadas (6.910 autuações). Já a embriaguez ao volante gerou 1.281 registros no ano passado. No total, o órgão estadual registrou 17.166 infrações entre as sete cidades, média de 47 multas de trânsito por dia em 2016. O levantamento não inclui, entretanto, infrações relacionadas ao excesso de velocidade e desrespeito ao farol vermelho, por exemplo.

A fiscalização, entretanto, não foi suficiente para evitar que a quantidade de mortes causadas pela violência viária tivesse alta de 62,40% no período – passou de 125 para 203 o número de óbitos na região. Os dados integram relatório do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Tendo em vista a realidade crítica, pedágio educativo foi realizado na tarde de ontem em cruzamento da área central de Santo André (Avenida Portugal com Avenida José Caballero) com o objetivo de conscientizar motoristas a respeito da importância da atenção no trânsito. A campanha do Detran-SP, #FocaNoTrânsito, contou com distribuição de panfletos, apresentação de cartazes, música dedicada ao tema, além de personagens vestidos de foca.

“A gente fez um movimento grande para que essa campanha viesse para cá, até porque há constatação de que 94% dos acidentes com morte no trânsito são causados por falha humana. É o tipo de estatística que uma campanha como essa pode ajudar a reduzir os índices”, considera o prefeito Paulo Serra (PSDB). Para o presidente do Detran-SP, Maxwell Vieira, todos os acidentes de trânsito podem ser evitados. “A gente acredita nas ações de Educação e temos feito campanhas ao longo do ano para combater essa alarmante estatística”, destaca.

Paulo Serra lembrou ainda que a cidade está prestes a oficializar convênio com o Estado para receber R$ 2,3 milhões por parte do Detran-SP fruto de multas de trânsito. A verba, conforme o prefeito, será usada para a elaboração de projetos voltados à Educação no trânsito. O protocolo de intenção de parceria foi assinado no início de abril.

Ainda dentro da proposta de trabalhar na prevenção, a Prefeitura reabre hoje a Escola Pública de Trânsito, localizada na Sabina. A minicidade é destinada ao aprendizado de práticas prudentes pelas crianças que visitam o parque escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;