Memória Titulo
Registros. Com carinho e amor
Ademir Medici
01/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 As capas falam por si. Elas trazem memória, criações literárias, romantismo, sentimentos, humor. Uma carga de informações visivelmente de bom gosto, acabamento esmerado. São os livros que Memória recebe nestes primeiros meses de 2017, a maioria editada neste ano, um ou outro ainda com a chancela de 2016.

Seis títulos vêm de São Paulo, desta incansável Thais Matarazzo, que no início do novo milênio se revela como excelente editora, tal e qual Monteiro Lobato na primeira metade do século passado.

De São Vicente, a regularidade de um duo: os editores Cláudia Brino & Vieira Brino. A cada trimestre, uma Cabeça Ativa, revista litero-temática que chega ao número 36. Para este trimestre fevereiro, março, abril, o tema é: Equinos. A próxima será sobre Festas.

“O cavalinho do carrossel cavalga por nossa infância e sempre queremos dar mais uma volta” (Cláudio Henrique A. Severo).

Thais, Claudia e Vieira, esses jovens empreendedores, produzem livros impressos, de folhear, de pôr na estante, em contraste aos tempos malucos das tais correntes virtuais. Livros de papel que desafiam os novos tempos. Perpetuarão o infinito. Com ética.

“Todas as fotos são de domínio público, exceto a da cantora Marion Duarte, que autorizou a publicação da mesma”, informa Thais Matarazzo em Mulheres notáveis além do tempo II.

“E ao fim de toda a nossa desbravadora cavalgada ao reino dos equinos, podemos contemplar, através destas literárias plagas, seus cavalares predicados impondo-se sobre os nossos em relação à solicitude, serventia e utilidade”, respondem Claudia Brino & Vieira Vivo.

Claudia e Vieira, Thais: vocês se conhecem?


 

AO ACASO
(eles estão nestas páginas. Confiram)

Lá vai o vigário da paróquia montado na mula Marcelina. Todas as esquinas cochicham seus amores (Claudio Feldman, de Santo André).

Tudo o que quero é num dia de chuva a felicidade de lhe ver chegar, braços abertos a me felicitar, trazendo um punhado de sonhos pra gente sonhar (Marcos Horto, de Junqueirópolis para São Paulo).

Toda criança enquanto criança viverá como tal. Quando deixar de ser a bela criança, cuidado, é um adulto! Judas Iscariotes foi uma tenra criança! (citado por Washington Santos).

Cada bairro de São Paulo é uma cidade diferente. Mas eu sempre dou um jeito. A cidade inteira cabe no lado esquerdo do meu peito (Ayrton Mugnaini Jr.).

As velhas chácaras da Freguesia da Sé foram divididas no final do século XIX e vendidas em pequenos lotes, sendo aberto também o arruamento na região (Thais Matarazzo).


 

CONTATOS

Em São Paulo, www.editoramatarazzo.com;
www.editoramatarazzo.blogspot.com</CF>.

Em São Vicente, www.movimentoativista.blogspot.com.br; htpp://artesanallivros.blogspot.com.br

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 1º de abril de 1987 – ano 29, edição 6405

Manchete – Greve dos bancários já reduz as vendas em 40%; Banco do Brasil deve retornar ao trabalho hoje

São Bernardo – Exonerado o subprefeito de Riacho Grande, Dib Barakat Barakat.

Nota – Dezenove anos depois, Barakat morre vítima de um bombardeio no Líbano, onde vivia com a família e era dono de uma fábrica de móveis. Hoje é nome do prédio da Subprefeitura de Riacho Grande.

 

Em 1º de abril de...

1912 – O carpinteiro Macário Oliveira do Sacramento nasce em Tabuleiro de Marau, Ibiaçu, litoral Sul da Bahia, onde viveu os primeiros 60 anos de vida. Aos 105 anos hoje completados, Sr. Macário vive em Diadema desde 1972. Guarda as ferramentas da carpintaria.

É rodeado pelos dez filhos.

1917 – Repercutem os festejos em louvor a São José, realizados em Ribeirão Pires.

A guerra. Do noticiário do Estadão: abolição da pena de morte na Rússia.

1937 – Fundado, no bairro Pedreira, Estação Rio Grande (da Serra), o Clube Atlético Beneficente Pedreira.

 

Hoje

Dia do Trote

Dia da Mentira

 

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: São Miguel Arcanjo (1889) e Arealva (1949).

 

Santos do Dia

São Hugo de Grenoble

Teodora

Ludovico Pavone

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 1º de abril:

Na Bahia, Caatiba, Fátima e Itarantim.

No Piauí, Hugo Napoleão.

Em Minas Gerais, São Lourenço.

Fonte: IBGE

 

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Em pauta as Aldeias Infantis SOS Brasil, do bairro Assunção, São Bernardo. Entrevistas com Carlos Alberto, gestor da instituição, e Marcio Tacchi e Josiane Oliveira, assistentes sociais. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Trianon AM (740) – Universal de Santos (810) – Quinta Avenida. Gravações com a Casa Loma Orchestra, dirigida pelo saxofonista Glen Gray. E as vozes de Nancy LaMott e Steve Tyrell. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, às 19h. Pela internet: radiotrianon.com.br; quintaavenida.mus.br e Scala 99 – grandeabcwebradio.com

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – <CF160>Memória. A caminho do centenário do rádio – 2. Artistas, programas, noticiosos que fizeram história. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h. Produção e apresentação: Milton Parron

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;