Setecidades Titulo
Única ciclovia da região fica às escuras
Ana Carolina Negrão
Especial para o Diário
13/03/2006 | 07:47
Compartilhar notícia


Insegurança. Esse é o sentimento de quem utiliza a ciclovia da avenida Lauro Gomes na Vila Valparaíso em Santo André, a única do Grande ABC, com 1 km de extensão. Inaugurada em junho de 2004, a via está há cinco meses às escuras. Moradores vizinhos ao local pediram providências à Prefeitura desde que o problema começou. As fiações subterrâneas dos postes de luz foram retiradas para serem vendidas como sucata.

“Com a ciclovia está melhor do que antes, mas sem iluminação não tem como usá-la”, lamentou a aposentada Olindina Joares, 57 anos. Moradora da rua Andradina, uma da vias adjacentes à avenida Lauro Gomes, ela disse que não suporta mais tanta demora. “Em novembro do ano passado fiz a primeira reclamação para a Eletropaulo, mas eles disseram que a responsabilidade era da Prefeitura”. Segundo ela, a cada semana uma parte da iluminação era depredada. Em janeiro Olindina foi ao Paço Municipal fazer pessoalmente o pedido. “ Eles não me deram uma data para que a iluminação fosse colocada novamente”, afirmou.

Outros vizinhos da ciclovia estão preocupados. “Meu filho estuda à noite, fico imaginando se ele vai voltar bem”, ressaltou o aposentado Osvaldo Cavaggioni, 55 anos. A via também é usada por estudantes da Fundação Santo André. Em toda a sua extensão, desde a avenida Atlântica até a Prestes Maia, a ciclovia está sem iluminação. O único ponto iluminado é o da base Comunitária da Polícia Militar na Sacadura Cabral. Na semana passada, Cavaggioni tentou mais uma vez pedir providências à Prefeitura, mas saiu sem uma resposta definitiva.

Antes da implantação da ciclovia a área que margeava o ribeirão do Meninos entre o município e São Bernardo era tomada pelo lixo e entulho. O aposentado Euripes Siqueira de Aquino disse que gostou da idéia de ter uma ciclovia próxima à casa onde mora. “Andava de bicicleta aqui quando inaugurou, mas agora evito passar à noite”.

Ao ser questionada sobre a demora da recolocação da fiação, o Departamento de Manutenção e Obras da Prefeitura de Santo André informou que o problema está sendo melhor detalhado, assim como as possíveis soluções, mas que não há um prazo para a ciclovia ter luz novamente. Para a Prefeitura o maior obstáculo para a solução seria a ação dos vândalos.


(Supervisão de Rita Camacho)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;