Setecidades Titulo Série de ataques
Incêndios em coletivos não têm ligação, diz comandante da PM

Coronel Cortez afirma que casos tratam-se se situações isoladas; região teve três ataques a ônibus em menos de uma semana

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
21/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, o coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula afirmou ontem não acreditar em ligação entre os três ataques a coletivos registrados na região em menos de uma semana.

Embora ressalte que as investigações apontem que o incêndio dos cinco veículos trata-se de resposta de grupos criminosos a ações realizadas pela corporação nos últimos dias, o comandante avalia que os fatos são apenas “mera coincidência”.

“O que as investigações iniciais nos apontam é que cada ação foi cometida por grupos diferentes”, afirma.

Para o comandante, as ações que ocorreram em São Bernardo e Diadema “fogem do controle” da corporação e têm recebido respostas imediatas da PM, com a intensificação do patrulhamento nas áreas. “Os ataques ocorreram em áreas diferentes das quais esses criminosos atuavam. São locais em que esses grupos não costumam frequentar, portanto, a situação foge do nosso controle.”

Um dos exemplos citados pelo comandante foi o último ataque a coletivos, na noite de domingo, no km 27 da Anchieta, região do bairro Areião, em São Bernardo. Na ocasião, três indivíduos incendiaram um veículo intermunicipal da empresa Rigras. A princípio, a ação teria sido em resposta à morte de um criminoso e à prisão de outro durante a tentativa de assalto a um policial civil, no próprio município.

“As investigações apontam relação entre as ocorrências, mas os indivíduos não atuavam na área. A única ligação deles com o local é que foi no bairro onde ocorreu a tentativa de assalto”, relata.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou “que até o momento não há indícios de ligação entre as ocorrências”.

Informações da Pasta apontam que a polícia já apreendeu dois adolescentes acusados de incendiar dois ônibus na quarta-feira, em Diadema. Os suspeitos foram ouvidos na presença dos pais e liberados. O inquérito segue em investigação no 2º DP da cidade.

Já as ocorrências registradas em São Bernardo, na quinta-feira e domingo, estão sendo investigadas por meio de inquérito policial, pelo 3º DP (Assunção) e 6º DP (Baeta Neves), respectivamente. “Diligências estão sendo realizadas para identificar e prender os criminosos”, segundo a nota da SSP.

 

Polícia intensifica rondas em Sto.André

 

Com objetivo de reduzir índices de furto de veículos no Grande ABC, indicador que no ano passado apresentou alta de 14,57% em comparação ao mesmo período de 2015 (de 8.614 para 9.869), a Polícia Militar reforçou ontem o efetivo de policiais que realizam patrulhamento em bairros de Santo André, município que tem liderado a estatística na região.

De acordo com o comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, um total de 60 soldados deve reforçar as equipes de ronda no município ao longo desta semana. “A intensão é combater os índices de furto de veículos, modalidade que tem recebido atenção especial por parte de toda a corporação. Hoje é o indicador mais negativo na região”, destacou.

Ontem, no período da tarde, ao menos seis grupos de policiais militares foram vistos pela equipe do Diário patrulhando ruas do bairro Jardim. Segundo o comandante, as equipes já fazem parte do reforço implantado pela corporação.

Segundo Marcelo Cortez, a Polícia Militar também deve intensificar nos próximos dias o patrulhamento de vias com concentração de foliões na região. Sem desfile de escolas de samba na região, o patrulhamento será reforçado em vias com alto número de bares.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;