Memória Titulo Memória
Éramos todos jovens. E idealistas

Takara vasculha seus arquivos e descobre estas verdadeiras preciosidades, fotos da sua própria formatura e de tantos amigos, lá no início da década de 1950

Ademir Médici
13/02/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Em comemoração aos 70 anos de fundação da primeira escola secundária estadual do Grande ABC, a Américo Brasiliense, de Santo André (1947-2017), Memória acolhe com alegria uma nova colaboração do nosso orientador maior, professor Alexandre Takara.

Takara vasculha seus arquivos e descobre estas verdadeiras preciosidades, fotos da sua própria formatura e de tantos amigos, lá no início da década de 1950.

Professor Takara é uma excelência. Outro dia ensinou a todos nós o significado da palavra ‘palimpsesto’. O termo tem tudo a ver com memória, mas este é assunto que fica para outro dia. Hoje o tema é a elegância destes jovens andreenses, toda uma história de vida pela frente.

FORMATURA
Texto: Alexandre Takara
A página Memória é uma festa de recordações. Suscita muitas saudades de um tempo que se foi e não volta mais. Memória encontrou nova fonte: a festa de formatura escolar. Quem não se lembra?

Essa festa marca o término de uma fase de vida e o início da outra. Em antropologia, isso tem um nome: ritos de passagem. Por isso, todos se deixam fotografar com os colegas e professores e com os familiares e amigos convidados e compartilham dessa felicidade. Não é sem razão que se voltam, nos momentos de saudade, a essas fotografias. Douglas e Nevino voltaram.

Douglas Piccolo, formando do Ginásio Professor Amaral Wagner, turma de 1962, e o ginasiano Nevino Antonio Rocco, de 1952, do Instituto de Educação Dr. Américo Brasiliense, chegaram a enviar à Memória fotografias que foram publicadas.

Ao contemplar essas fotos, deu-me vontade de rever as de minha formatura, turma de 1952 da turma do Clássico e Científico. Os do Clássico destinavam-se a Humanidades e os do Científico a Exatas, Medicina, Engenharia...

Lembrava-me de todos os meus colegas, mas não de seus nomes, motivo de eu chamar o meu colega, André Ramos Reina, para identificá-los.

FOTO COLETIVA
De esquerda para a direita, sentados: 1 – Mario Galluzzi; 2 – Ligia Girardello Pezzolo; 3 – ? ; 4 – Professor Quintino, de Química (paraninfo); 5 – Thereza Takara, minha irmã; 6 – Virgínia Cobra; 7 – ?; 8 – Durval Cobra; 9 – ?.
De pé, na mesma ordem: 10 – Azir; 11 – Renato Pancetti; 12 – ?; 13 – João Moya; 14 – Renato Cataruzzi; 15 – Carlos Alberto Ceneviva; 16 – ?; 17) Alexandre Takara; 18 – André Ramos Reina; 19 – Shiroyuki; 20 – ?
Adivinhem quem foi o orador da turma?

Amigos Andreenses
Hoje é o aniversário de Roberto Jesus Del Porto. Andreense, nascido em 13 de fevereiro de 1942. Integrante do Casa (Clube Amigos de Santo André).

Roberto nasceu na Avenida Utinga, onde morou até os 14 anos. É filho de Antonio Del Porto e Olga Franco Del Porto. Estudou no Grupo Escolar João de Barros Pinto. Foi aluno do Senai. Formou-se técnico em desenho e projetos de ferramentas. Uma carreira profissional na área da ferramentaria, em 18 indústrias, entre as quais Volkswagen, Ford, Cofap, TRW, Philips.

“Naquele tempo as indústrias corriam atrás de empregados”, testemunha Roberto.

Fiel a Santo André, apenas em 1982 ele morou fora, quando trabalhou em Bauru. Já então morava na Vila Humaitá e, depois, no Jardim Alvorada.

Roberto é casado com dona Gracinda, tem três filhas, Solange, Rosangela e Roberta, e quatro netos. Empresta seu conhecimento às obras do Casa, entidade que pensa e vive Santo André.

Diário há 30 anos...
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6366
Manchete – Agricultores de todo o País protestam contra o governo
Economia – Crescimento industrial foi de 10,9% em 1986.
Comportamento – Coincidências reforçam magia da sexta-feira 13.
Polícia – Mistério no assassinato de menores no Grande ABC. Em seis novos homicídios, quatro deles comprovados como execuções, não existem provas.

Em 13 de fevereiro de...
1917 – O presidente da Câmara de São Bernardo, senador Flaquer, e o prefeito Saladino são convidados pela Secretaria da Agricultura do Estado a receber os terrenos devolutos existentes entre Paranapiacaba e a Estação de Campo Grande.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a Alemanha detém os norte-americanos capturados a borda do navio ‘Yarrow Dale’.
1922 – Inaugurada no Teatro Municipal de São Paulo a Semana de Arte Moderna.
1938 – Fundada, oficialmente, a Associação Comercial e Industrial de Santo André.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 13 de fevereiro:
Em Rondônia, Alto Paraíso, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Corumbiara, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Ministro Andrezza, Mirante da Serra, Monte Negro, Novo Horizonte do Oeste, Rio Crespo, Seringueiras, Theobroma e Urupá.
No Ceará, Aquiraz
Na Bahia, Pindaí.
No Maranhão, Presidente Vargas.

Santos do dia
Ermelinda. Também conhecida como Ermenilda e Ermenegilda de Ely. Usou sua influência real para acabar com o paganismo saxônico. Faleceu em 13-2-703.
Benigno
Catarina de Ricci
Estevão de Rieti
Martiniano

Hoje
Dia do Ministério Público Estadual, criado por lei de 1978
Dia Mundial do Rádio, pois foi em 13 de fevereiro de 1946 que a United Nations Rádio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela Unesco e celebrada pela primeira vez em 2012. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;