Política Titulo Raio-X
Paulo Serra mescla políticos com técnicos no alto escalão

Prefeito de Santo André definiu a entrada de quadros estratégicos como número dois nas áreas ocupadas por nomes ligados a partidos

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), efetivou mescla de quadros políticos com técnicos na montagem da equipe formada nos setores da administração direta. Com a redução de Pastas, o tucano nomeou titulares em 14 áreas – antes eram 19 –, além de mais três unidades de gerenciamento (com estrutura mais enxuta), totalizando 17 pessoas com status de secretário. Destes, oito são classificados como figuras políticas, sendo que a maioria tem nome considerado estratégico, segundo o chefe do Executivo, na vaga de adjunto para auxiliar no funcionamento.

Paulo Serra pontuou que a escolha, mesmo nos postos ocupados por políticos, tem relação com o currículo do aliado (confira rol ao lado). Neste panorama, ele designou três quadros do PTB para o secretariado: o vice Luiz Zacarias na Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos; a presidente do diretório local e ex-vice-prefeita, Dinah Zekcer, na Educação; e o vereador e coronel reformado da Polícia Militar Edson Sardano na Segurança Pública. Na Educação, por exemplo, Paulo colocou Cleide Bochixio, ex-número dois do setor no governo do Estado, como adjunta da Pasta.

Dentro do tucanato, Paulo Serra chamou o vereador Marcelo Chehade e o ex-parlamentar Fernando Gomes, para gerenciar Esportes e Administração, respectivamente. Chehade possui a ex-treinadora de basquete Laís Elena (PSDB) de adjunta. Deve anunciar hoje Miguel Heredia (PSDB) no Instituto de Previdência.

O ex-prefeiturável Ailton Lima (SD), que norteou a campanha eleitoral na retomada do crescimento da cidade, atua na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Coordenador da empreitada do projeto do PSDB, Donizeti Pereira (PV) chefiará a futura área de Meio Ambiente, a ser criada na reforma. Líder do DEM, Fernando Marangoni coordena a Habitação, mesma Pasta gerenciada pelos democratas no governo do Estado, com Rodrigo Garcia.

“Busquei unir dois valores no perfil: capacidade de unir aspectos político e técnico, além da iniciativa de juventude, cara nova, com pessoal de experiência. Essa somatória de fatores é que faz tornar gestão eficiente. Não acredito que dá certo só políticos ou técnico. Administração pública não é igual à privada. O andamento é diferente”, alegou o tucano, ao acrescentar que na Saúde aparecem duas especialistas – Ana Paula Peña Dias, titular, e Maria Bernardette Vianna, adjunta. “Saúde é gestão, organização, assim como na Mobilidade.”

Na tônica de valorização de servidores de carreira, Paulo Serra alçou dois funcionários públicos ao alto escalão (Edilson Factori, de Mobilidade Urbana, e Simone Zárate, Cultura) e quatro ao posto de adjunto (José Oliveira, na Segurança; Vitor Mazetti, no Serviços Urbanos; Marjory Yamada, Assuntos Jurídicos; e Ricardo Kondratovich, no Semasa, autarquia que será gerenciada por Ajan Marques). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;