Setecidades Titulo
'Orquestra' de baterias faz barulho em Sto.André e entra no Guinness
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
03/12/2006 | 18:35
Compartilhar notícia


O projeto Bateras 100% Brasil fez barulho neste domingo, em Santo André, com a quebra de um recorde mundial: 156 bateristas sincronizaram suas baquetas para entrarem do Guinness Book pela segunda vez. O último grande encontro havia sido em 2000, quando 88 profissionais – quase metade do grupo deste domingo – se reuniram na maior apresentação feita na América Latina até então.

O evento realizado no Paço Municipal, com o apoio da Prefeitura de Santo André, fez os motoristas que passavam pela avenida José Caballero diminuírem o ritmo para descobrir o motivo de tanta barulheira. Já nos ensaios para a apresentação dos músicos, por volta das 14h, o som era ensurdecedor.

O recorde, porém, não demorou a ser batido. A organização do projeto distribuiu os participantes em filas e combinou ritmos sincronizados para cada uma delas. O coordenador, Dino Verdade, foi quem deu o sinal para iniciar a festa.

"Estamos impressionados com a adesão dos instrumentistas. Nossa intenção era superar a marca passada, mas o número de inscritos certamente nos deixou muito satisfeitos. A alta participação é resultado da boa divulgação, feita por todos os envolvidos na idéia”, disse o baterista.

Ao lado de Dino, uma presença bastante especial: a filha Rafaela Verdade, 7 anos. A garota era a mais jovem entre os participantes do recorde e, apesar da idade, não perdeu o ritmo.

"Aprendi a tocar com meu pai e, agora, já tenho um professor particular. É muito legal estar aqui, com toda essa gente”, dizia a iniciante.

O experiente Caio Silveira Nascimento, 23 anos, aproveitou a chance para mostrar seu trabalho. “Tenho uma banda aqui em Santo André. Em breve vamos apresentar nosso primeiro CD com ritmos que mesclam rock, ska e reggae”, afirmou o morador da cidade.

A “orquestra” contou ainda com bateristas de Brasília, Porto Alegre, São Paulo e algumas cidades do interior do Estado. “Tem gente de todos os cantos. Isso é muito legal, já que nossa intenção é a de divulgar nosso som em todo o país”, completou Dino. O público aprovou a idéia e aplaudiu o resultado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;