Cultura & Lazer Titulo
Brasil celebra os 100 anos de Portinari
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
04/01/2003 | 17:21
Compartilhar notícia


A história das artes plásticas no Brasil é marcada por um sem-número de talentosos artistas. Bruno Giorgi em escultura, Iberê Camargo na pintura e Goeldi na gravura são alguns. Mas nenhum chegou ao patamar de Candido Portinari no que diz respeito a popularidade. O prestígio do artista ultrapassa até mesmo o território nacional: ele figura entre os pintores brasileiros mais conceituados no exterior, felizmente um reconhecimento adquirido ainda em vida.

Diversas atrações foram programadas para celebrar o centenário de Portinari, nascido em 30 de dezembro de 1903 na cidade de Brodósqui (SP) e morto em 6 de fevereiro de 1962. De 1954 até sua morte, enfrentou os efeitos de uma intoxicação possivelmente causada pelo chumbo das tintas que tanto manipulava.

O evento Centenário Portinari – 1903-2003 é dos maiores no país, se não o maior, a passar a limpo a trajetória profissional e a vida de um artista. Inclui, por exemplo, exposições, filmes, livros e reproduções de obras em listas telefônicas. Algumas ações, no entanto, ainda dependem de patrocínio.

“No Rio, um decreto dedica o ano de 2003 a Portinari. A nossa intenção é que o mesmo seja feito em São Paulo, visto que é seu Estado natal”, afirma João Candido Portinari, 63 anos, único filho do pintor. Além disso, 2003 também será o Ano Nacional Portinari, graças a uma das últimas medidas do governo Fernando Henrique Cardoso.

Os primeiros passos da celebração já foram dados. A Pinakotheke São Paulo (tel.: 3758-5202) apresenta uma mostra com 70 pinturas e desenhos.

Um selo dos Correios ilustrado com a obra Presépio, de 1931, está em circulação. “Este ano sairão outras séries temáticas de selos. Uma trará reproduções de obras cujo paradeiro é desconhecido. Será uma boa oportunidade para tentar localizar esses trabalhos”, diz João Candido, que dirige o Projeto Portinari (instituição sediada no Rio há 23 anos e que cuida da divulgação e da pesquisa da obra do artista).

A Rede Globo também rendeu-se a Portinari. A emissora exibirá filmes curtos sobre obras de paradeiro desconhecido e vinhetas animadas.

A popularidade do pintor é tanta que seu nome chega aos sambas de Carnaval. Em 2003, Portinari será tema dos sambas de enredo das escolas Paraíso do Tuiuti (do grupo de acesso do Rio) e Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba (de Batatais, em São Paulo).

Mas a menina dos olhos do Centenário Portinari é mesmo a realização do Memorial Portinari. Para isso, já há o terreno (em Brodósqui) e o projeto arquitetônico do espaço cultural (assinado por Oscar Niemeyer que pela primeira vez usará cores em sua produção). Resta levantar verbas para sua construção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;