Eleições 2016 Titulo Futuro
Turbinado, PRB já traça planos para 2018

Partido aposta em maior bancada para emplacar deputados do Grande ABC na próxima eleição

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
24/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O salto de representatividade no Grande ABC já faz o PRB regional traçar planos ambiciosos no futuro. A meta da legenda criada em 2005 e que tem como base a Igreja Universal é emplacar quatro deputados com eleitorado nas sete cidades para, em 2020, ter estrutura político-eleitoral para abocanhar prefeituras.

Em oito anos, a legenda passou de dois vereadores (Pastor Edmilson Cruz, de Diadema, e Pastor Altino Moreira, de Mauá, ambos fora da política) para dez parlamentares eleitos. Três desses dez quadros são protagonistas do planejamento eleitoral do PRB para 2018.

A estratégia é apostar em Rafael Demarchi (São Bernardo) e Roberto Rautenberg (Santo André) à Câmara Federal e bispo Ronaldo de Castro (Santo André) e Vaguinho do Conselho (Diadema) à Assembleia Legislativa – no caso de Vaguinho, a tática muda se ele vencer a eleição à Prefeitura de Diadema no duelo com o prefeito Lauro Michels (PV).

“Quando cheguei ao partido a situação era completamente diferente. Tinham poucos nomes. Eu, inclusive, morava em São Paulo e me mudei para Santo André com o propósito de disputar a eleição. Deu certo. Ao longo deste período, o crescimento e a visibilidade foram importantes, o que nos permite vislumbrar projetos mais ambiciosos. Existe uma meta de eleger deputado federal e estadual na região, o que devemos concretizar para 2018”, admite Ronaldo de Castro, atualmente presidente da Câmara de Santo André.

Parte do plano foi traçado para a eleição de 2016. A legenda filiou nomes com bom potencial eleitoral – casos de Rautenberg (ex-PTB), Rafael Demarchi (ex-PSD), bispo João Batista (ex-PTB, São Bernardo), Vaguinho (ex-PSB) e Ricardo Yoshio (ex-PDT, Diadema) – para encorpar a bancada de vereadores e lançou, além de Vaguinho, o ex-prefeito Luiz Carlos Grecco à Prefeitura de Ribeirão Pires (terceiro lugar, com 23,87% dos votos válidos).

“Sinto aqui segurança partidária. A partir da direção nacional, do Marcos Pereira, é colocada uma liberdade para cada município. O partido está em ascensão e aqui em São Bernardo será bancada respeitada pelos números de votos recebidos. A eleição nos dá a projeção de buscar voos mais altos. Estou à disposição, mas tenho certeza que será muito debatido (o fato de ser candidato a deputado federal)”, salienta Rafael Demarchi. “Vim para o partido justamente pelo espaço e estrutura que me foi apresentada. Se tivesse sido candidato a deputado federal pelo partido, conseguiria cadeira (em 2014)”, cita Rautenberg.

O planejamento do PRB agora passa por tirar estigma de partido da Igreja Universal, fato que ajudou a naufragar, por duas vezes, a candidatura a prefeito de Celso Russomanno na Capital – 2012 e 2016. Apesar de obrigatoriamente tentar se desvencilhar dessa pecha, o partido aposta no aumento do conservadorismo entre o eleitorado brasileiro para galgar espaços no Grande ABC. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;