Memória Titulo Bochófilo
Bochófilo de Santo André. Como nos velhos tempos
Por Ademir Medici
22/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O Bochófilo de Santo André pode viver neste sábado um dia histórico, galgando o ponto mais elevado da bocha paulista. Na final da Série Ouro, realiza o jogo de volta frente ao Piquery A, com vantagem de ter alcançado, na cancha adversária, sábado passado, a vitória por 4 a 2. A partida de hoje será no Clube Transmissão, na Vila Vivaldi, em São Bernardo: Rua Dourados, 177, com início às 14h.

A Série Ouro equivale à divisão maior da bocha paulista. Para chegar a esta posição, o Bochófilo disputou e venceu, nos dois últimos anos, os campeonatos da Terceira e Segunda divisões da Federação Paulista de Bocha e Bolão.

O campeonato deste ano começou em fevereiro, com 20 equipes, distribuídas em chaves, entre as quais o Meninos FC, de Rudge Ramos, e o Primeiro de Maio, de Santo André. Na semifinal o Bochófilo eliminou o São José do Ipiranga, enquanto o Piquery passou pelo Circulo Militar, também da Capital.

Em suas várias categorias – Série Ouro, Raf, Misto, Feminino – a bocha paulista programará a festa dos campeões no início de fevereiro, quando serão entregues as taças e medalhas aos vencedores.

 

BOCHÓFILO

Valente esse Bochófilo. Há 50 anos – 15-10-1966 – inaugurava sua nova sede na Almirante Tamandaré, 602, participando da expansão do Centro de Santo André. Em 2016, é obrigado a derrubar o ginásio que um dia foi moderno, levando de roldão as canchas de bocha de tantas conquistas. Enquanto se prepara para novos voos, joga bocha em outros cenários e galga, passo a passo, os degraus que o tornaram um clube estadual, e conhecido mesmo fora de São Paulo e do País.

 

IMAGENS

Memória guarda muitas fotografias históricas do Bochófilo de Santo André. Já a oferecemos ao clube, para uma exposição – por que não permanente? – quando as novas instalações da Almirante Tamandaré forem inauguradas. Afinal, o Bochófilo tem história.

 

STATUS

A bocha brasileira, claro, também tem história – este esporte que não é apenas dos idosos. No século 19 e ao longo da primeira metade do século passado, os jogos de bocha ganhavam espaço nobre e diário no noticiário dos grandes jornais, que a chamavam de “pelota”, disputada nos frontões, como o do Brás, no coração paulistano.

Esta nova arrancada do Bochófilo de Santo André permite que relembremos todas essas passagens, com o apoio do presidente Olegário dos Santos Filho e do conselheiro Roberto Mei.

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Mogi Mirim. Conquista status de vila (cidade) em 22-10-1769: a Vila de São José de Mogi Mirim abrangia um enorme território, até o Rio Grande, na divisa de São Paulo e Minas Gerais.

De Mogi Mirim se desmembrariam municípios como

Caconde, Franca, Casa Branca, Descalvado, Rio Claro, Mogi Guaçu, Itapira, São João da Boa Vista, Serra Negra e Espírito Santo do Pinhal.

Pesquisa: Rosana Julia Megiatto Bronzatto e Valter José Polettini, Câmara Municipal de Mogi Mirim.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 22 de outubro:

Em Rondônia, Alta Floresta D’Oeste.

No Amapá, Amapá.

No Rio Grande do Norte, Areia Branca e São Francisco do Oeste.

No Rio Grande do Sul, Balneário Pinhal, Barra do Quaraí, Boa Vista do Sul, Capivari do Sul, Caraá, Cerrito, Chuí, Dilermano de Aguiar, Fazenda Vilanova, Itaara, Maçambará, Novo Cabrais, Sete de Setembro, Tabaí, Toropi, Turuçu, Vacaria, Vale Verde e Vila Lângaro.

No Amazonas, Boca do Acre.

Em Santa Catarina, Braço do Norte.

Em Sergipe, Brejo Grande.

No Paraná, Cambira, Foz do Jordão, Santana do Itararé e Serranópolis do Iguaçu

Na Bahia, Ibicaraí.

No Mato Grosso do Sul, Chapadão do Sul.

Na Paraíba, Desterro.

Em Minas Gerais, Martins Soares, Oratórios, Pedra Bonita, União de Minas e Varjão de Minas.

No Espírito Santo, Muqui.

No Pará, Salinópolis.

No Ceará, Solonópole.

 

Fonte: IBGE.

 

Santos do Dia

São Donato (Irlanda – Fiesole, Itália, ano 877). Durante 40 anos foi bispo em Fiesole. Preocupou-se com a instrução do clero e da juventude.

Josefina Leroux

Maria Salomé

Melânio

 

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 22 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6270

Manchete – Telefones devem ter aumento de 100%

 

Em 22 de outubro de...

1916 – Os atiradores pertencentes às bandas de música e de tambores e cornetas do TG (Tiro de Guerra) 34, de Santo André, realizam exercícios de evoluções. Também são reorganizados os corpos de saúde e de ciclistas. O TG é comandado pelo capitão Alfredo Flaquer Sobrinho.

 

Hoje

Dia Internacional do Radioamador

Dia Internacional de Atenção à Gagueira

 

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Em pauta, os trabalhos da Opam (Organização dos Protetores dos Animais Abandonados de Ribeirão Pires). Nos estúdios, Adriana Macedo Inácio e Orlan Fábio da Silva. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Uma entrevista histórica com o cantor Claudio de Barros, como informa o jornalista Milton Parron, responsável pelo Cedom (Centro de Memória) da Band:

Eu conheci Claudio de Barros nos tempos – que saudade! – em que as Emissoras Unidas ocupavam o mesmo prédio na Rua Miruna, 713, Aeroporto, a partir de 1960.

Eram quatro estações, Rádio São Paulo, Rádio Panamericana, Rádio Record e TV Record.

Comum a gente cruzar pelos corredores com Isaurinha Garcia, Adoniran Barbosa, Raul Tabajara, Randal Juliano, Blota Júnior, Roberto, Erasmo, Wanderleia, Jair Rodrigues, Elis Regina, Ronnie Von, Simonal, Paulo Machado de Carvalho, Arrelia, Pimentinha, Chocolate, Mário Zan, Claudio de Barros.

Como se todos fossem figuras anônimas, nos cumprimentavam. Alguns mais próximos faziam até brincadeiras. Gente como a gente.

Por essa razão fiquei muito feliz quando reencontrei Claudio de Barros, pouco antes de sua morte em agosto de 2009, para uma longa entrevista nos estúdios da Rádio USP. Cláudio tinha sido comissário de bordo da Real Aerovias nos tempos dos aviões DC-3 e também foi redator do Correio Paulistano. Depois profissionalizou-se como cantor.

Desde abril de 1954 até fim dos anos 1970 ele emplacou inúmeros sucessos entre eles Cinzas do Passado, Teu Desprezo, Separação, Bonequinha da Noite, Cicatriz do Amor e vários outros tendo sido agraciado quatro anos seguidos com o prêmio Chico Viola, o galardão máximo da MPB, até hoje não igualado em popularidade e prestígio.

Na entrevista, Cláudio de Barros fala de sua vida pessoal, sua carreira profissional, recordando seus sucessos.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

 

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). E uma homenagem do ouvinte Miguel Barbosa Lopes, de São Bernardo, parte 4: “Tem também: Almeido do Vinho, Marcelo Rocco, José Grosso, Candinha e tantos outros; não se esquecendo, Adriano Albino. Portugal Trilha Nova é um programa desportista de torcedores irmanados, tem portistas, sportinguistas e encarnados”!

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;