Esportes Titulo
Cremesp apura erro médico no atendimento de Telê Santana
Do Diário OnLine
23/03/2004 | 22:22
Compartilhar notícia


O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu sindicância para apurar se houve erro médico no atendimento ao técnico Telê Santana, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) em 1995. O filho de Telê, o também técnico Renê Santana, acusa o cardiologista Giuseppe Dioguardi, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo), de erro médico.

Telê foi atendido por Dioguardi, no Dante Pazzanese, em janeiro de 1996. Apresentando um quadro de lesão circulatória moderada, o técnico foi submetido a angiografia cerebral e cateterismo cardíaco – procedimentos que apresentam riscos ao paciente. A família Santana acusa Dioguardi de erro na condução do problema.

"Ele entrou no hospital muito bem e saiu completamente outra pessoa", afirmou Renê, em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta terça-feira. O filho do célebre treinador afirmou que Dioguardi não alertou a família sobre os riscos que os dois procedimentos apresentavam ao paciente. "Isso acabou completamente com a carreira do Telê, que estava no auge."

O médico, também em entrevista à Rádio Bandeirantes, alegou que Telê Santana, dizendo-se claustrofóbico, se recusou a passar pelos exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética – procedimentos não invasivos – e acabou escolhendo a angiografia.

O cardiologista contou ainda que a família demorou 15 dias para autorizar a realização da angiografia cerebral. Segundo o médico, a lentidão dos parentes não se limitou a isso. Dioguardi destacou que Telê só foi levado ao hospital quando voltou à capital paulista, dias depois de ter sofrido a lesão circulatória, em Porto Seguro (BA).

"Ele não veio a mim porque eu chamei ele. Ele veio porque chegou de boca torta no São Paulo, porque havia sofrido um derrame na praia e não havia sido mandado ao hospital", defendeu-se.

Dioguardi afirmou que Renê, responsável pela reclamação ao Cremesp, não acompanhava o pai em nenhum dos dias de atendimento. Segundo o cardiologista, Renê e a irmã, Sandra, teriam procurado outros médicos nos 15 dias entre a primeira consulta e a volta de Telê ao Dante Pazzanese para a realização dos procedimentos.

Mestre - Apontado como um dos maiores pontas da história do futebol brasileiro, Telê teve carreira ainda mais gloriosa no papel de técnico. Depois de passagens memoráveis por clubes como Atlético-MG e Flamengo, o 'mestre' viveu seu auge à frente do grande São Paulo dos anos 90. No comando do Tricolor, Telê ganhou dois Campeonatos Paulistas, um Brasileiro, duas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes.

Telê Santana também foi o responsável por montar duas das melhores Seleções Brasileiras de todos os tempos, nas Copas 82 e 86. Mas as eliminações do Brasil nos dois torneios, diante de Itália e França (respectivamente), renderam ao técnico a injusta pecha de 'pé-frio' – fama que só seria dissipada após o sucesso à frente do São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;