Memória Titulo MEMÓRIA
Uma festa para Elisa Flaquer
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 100 anos Santo André promovia uma festa para Elisa Flaquer, que em 22 de setembro de 1916 completava 55 anos de idade.

De manhã houve missa em ação de graças na Matriz de Santo André, celebrada pelo padre Luiz Capra. À noite foi servido um jantar aos que foram cumprimentar dona Elisa, entre os quais os músicos da Banda União Operária.

Os Flaquer residiam num casarão da atual Avenida Portugal, ao lado do campo de futebol do Brasil, clube fundado e mantido pela família – e a poucos metros de onde hoje termina a Rua Elisa Flaquer, que começa na Rua Coronel Oliveira Lima.

INFÂNCIA E JUVENTUDE

Elisa de Menezes nasceu em São Paulo, em 1861. Era filha de Francisco de Camargo e Ignacia de Camargo. Os Camargo protagonizaram, em séculos passados, uma grande disputa de poder com os Pires – Camargo e Pires, famílias de origem portuguesa com ancestrais vindos ao Brasil no tempo da descoberta oficial do País.

Elisa tinha 17 anos quando se casou com o professor José Luiz Flaquer, então com 24 anos.
“(...) José Luiz Flaquer, em suas andanças por São Paulo, manteve contato com o chefe da Estação de Rio Grande (da Serra), de nome Benedito Antonio Lorena. Certa vez, quando Flaquer visitava este seu amigo, ficou conhecendo a afilhada do mesmo, que, embora residisse em São Paulo, passava uns dias em Rio Grande; tratava-se de sua futura mulher. Meses depois, quando se propuseram a casar, o padrinho dela pediu que o fizessem na Capela de Rio Grande, ao invés da Matriz de São Bernardo. E assim foi feito”, narra Wanderley dos Santos em livro inédito sobre a história de Rio Grande da Serra.

DAMA ANDREENSE

Flaquer e Elisa se casaram em 14 de dezembro de 1878 na capela de Santa Cruz, em Rio Grande (da Serra). Foi celebrante o cônego José da Terra Pinheiro. Testemunhas: Dr. Jaime Serra e Benedito Antonio Lorena.

O casal teve sete filhos:

1 – Mario Flaquer, casado com Alice Monteiro Flaquer.

2 – Elisinha Flaquer Cordes, casada com o Dr. Emilio Cordes, engenheiro da Estrada de Ferro Sorocabana.

3 – Alfredo Flaquer Sobrinho, casado com Elvira Meira Flaquer.

4 – João Baptista Flaquer, casado com Dalila Ayrosa Flaquer.

5 – José Luiz Flaquer Junior, o Juquinha, casado com Mathilde Martins Flaquer.

6 – Antonio Flaquer, que foi prefeito e deputado, casado com a professora Alice Ferreira Peake Flaquer.

7 – Odette Flaquer de Siqueira, casada com o Dr. Generoso Alves de Siqueira, político no Mato Grosso e, depois, advogado da Prefeitura de São Bernardo, chegando a exercer o cargo de prefeito interinamente.

A PARTIDA

Elisa Flaquer faleceu 17 de agosto de 1926, aos 65 anos, menos de dois anos após a morte do marido, o senador Flaquer, que morreu em 5-12-1924. O casal está sepultado no jazigo da família, no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção, ao lado da capela.


Diário há 30 anos

Domingo, 22 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6244

Movimento Sindical – Eleita a nova diretoria do Sindicato dos Empregados do Comércio do Grande ABC. Na presidência, Minervino Ferreira.


Hoje

Dia do Técnico Agropecuário

Dia da Defesa da Fauna

Dia Mundial Sem Carro

Dia do Contador. E temos também o Dia do Contabilista e o Dia da Contabilidade, celebrados em 25 de abril.


Santos do Dia

Inácio de Santhiá (Itália, 1686-1770). Capuchinho. Morreu com fama de santidade.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

Focas

Santino

Emerano


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários hoje: no Ceará, Guaramiranga e Pacujá; no Rio de janeiro, São Gonçalo; no Paraná, Sapopema; no Rio Grande do Sul, Selbach; na Bahia, Tanhaçu e Uibaí.

Fonte: IBGE.


Amigalhaços

Vocês conhecem este casal? A origem é portuguesa; a terra escolhida, Santo André. Ela, cantora; ele, jornalista e radialista.

Nesta altura, a colônia portuguesa e o mundo artístico e jornalístico do Grande ABC já descobriram: Varela Leal e Mimi Varela, alguns anos atrás.
Os dois estão em festa. O rádio também. Domingo próximo Mimi e Varela estarão celebrando, no ar, 50 anos do programa que criaram, produzem e apresentam todos os domingos, desde 20 de setembro de 1966, pela Rádio Emissora ABC: Portugal Trilha Nova – Rádio Show.

“Um recorde mundial” – garantem Mimi e Varela. O mesmo programa, com o mesmo título, apresentado pelos mesmos profissionais, na mesma emissora, no mesmo horário: do meio-dia às 14h.

Memória esteve na casa de Mimi e Varela Leal. Durante duas horas permanecemos no verdadeiro ecomuseu que é a casa deles, na Vila Humaitá. Folheamos álbuns de fotografias, vimos a montanha de scripts do programa Trilha Nova</CF>, ouvimos músicas portuguesas. São centenas de CDs e DVDs, e tudo lembra Portugal.

Queremos dividir as nossas descobertas com vocês, aos poucos, como se estivéssemos saboreando um bom vinho português, um bom bacalhau.

Não temos pressa. O ponto alto será domingo. Venham conosco. Ouçam e gravem o programa. E telefonem para os dois na hora do programa: Mimi Varela estará ao telefone, aguardando o seu contato, enquanto Varela Leal estará fazendo o que mais gosta, ao microfone, tocando música portuguesa, contando causos, lembrando Portugal, brincando com o amigo Idalécio Souza; Varela, Benfica; Idalécio, Sporting. Mais ou menos um Corinthians e Palmeiras, ou um Fla-Flu, só que em Lisboa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;