Internacional Titulo
Cientistas tailandeses tentarao clonar elefantes
Do Diário do Grande ABC
02/01/1999 | 12:51
Compartilhar notícia


Cientistas tailandeses planejam fazer a clonagem de elefantes a partir de restos de um exemplar que morreu há mais de um século e cuja espécie diminuiu sensivelmente em número, informou as autoridades do país neste sábado.

Pesquisadores da Universidade Mahidol de Bangcoc conseguiram até o momento um êxito parcial no projeto de clonagem de uma vaca, que já está prenha, indicou o jornal Bangkok Post. Este projeto será utilizado como base para outro, cujo objetivo é clonar um elefante, declarou o médico veterinário Chisanu Chiyacharoensri.

A experiência será desenvolvida pelo Instituto de Ciência e Tecnologia para a Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade, num prazo de dez anos. O elefante é o símbolo nacional da Tailândia, mas o número destes animais diminuiu bastante no país e restam poucos exemplares com boas características genéticas. "O exemplar com melhores características genéticas e morfológicas foi o elefante branco do rei Rama III, do qual existem partes conservadas em álcool há mais de cem anos", explicou Chaisanu. "Se for possível, pretendemos fazer a clonagem a partir dos restos deste exemplar, sem dúvida o melhor elefante que já houve no país", completou.

A notícia de que cientistas estrangeiros pretendiam clonar um animal extinto como o mamute foi o ponto de partida para as autoridades científicas tailandesas. O programa desenvolvido por elas inclui o estudo do ciclo vital de cinco elefantes fêmeas, etapa que levará cerca de quatro anos para ser concluída. Na Tailândia existem atualmente dois mil elefantes selvagens e entre três e cinco mil domesticados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;