Economia Titulo
Argentina explica troca da dívida
Do Diário OnLine
07/11/2001 | 00:00
Compartilhar notícia


O governo argentino explicou na noite desta terça-feira, por meio de um comunicado do Ministério da Economia, as condições da troca de títulos da dívida pública do país — principal ponto do novo pacote anunciado na quinta-feira passada. A proposta é trocar os títulos da dívida por outros — os Créditos com Garantia de Arrecadação — que terão uma taxa máxima anual de 7%. Os títulos que o mercado possui hoje têm juros anuais que variam de 11% e 16%.

Na prática, o governo promove um deságio de 30% nos juros pagos pelos títulos, isto é, as taxas dos Créditos equivalerão a 70% do bônus original, desde que isso não signifique juros anuais superiores a 7%.

Os Créditos com Garantia de Arrecadação são como um empréstimo dado ao governo que terá como garantia a cobrança de impostos. Os Créditos manterão o mesmo vencimento dos papéis antigos, mas o pagamento dos empréstimos com vencimento até 2010 será adiado três anos.

Os governadores das províncias receberam na noite desta terça um documento com as propostas do ministro da Economia argentina, Domingo Cavallo, para renegociar a dívida, mas ainda não omitiram nenhum parecer a respeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;