Nacional Titulo
Família de prefeito morto diz estar sendo ameaçada por políticos
Do Diário do Grande ABC
08/05/1999 | 13:44
Compartilhar notícia


Um ano depois de o prefeito de Acaraú, Joao Jaime Ferreira Gomes, ter sido assassinado com um tiro no olho, no escritório dele, em Fortaleza, por dois pistoleiros, a família do político publicou neste sábado, nos jornais da cidade, uma nota informando estar sendo ameaçada, responsabilizando os deputados federal Aníbal Ferreira Gomes e estadual Manoel Duca da Silveira Neto e o ex-vice-prefeito Amadeu Ferreira Gomes, todos irmaos. A nota adverte que, "se algo de violência acontecer com a viúva do prefeito assassinado, seus filhos ou netos, irmaos ou sobrinhos, que sejam responsabilizados os três politicos".

Jaime Ferreira Gomes era primo legítimo dos três acusados. "Nossa luta, agora, será direcionada para a reabertura do processo de cassaçao do deputado federal Aníbal Ferreira Gomes, cujo processo foi arquivado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), por falta de provas", anunciou neste sábado a filha de Jaime Ferreira Gomes, Cíntia Ferreira Gomes.

"Durante esse período, conseguimos reunir provas que o incriminam e vamos insistir junto ao tribunal para o cassar", disse Cíntia, sem revelar o conteúdo da argumentaçao. O deputado federal, por sua vez, anunciou estar com a "consciência tranqüila" e à disposiçao da Justiça.

O irmao dele, o deputado estadual Manoel Duca da Silveira Neto, também acusado de ser co-autor da morte do prefeito, teve a imunidade parlamentar quebrada, no fim de 1998, estando o processo nas maos do desembargador Francisco Gilson Viana, para decidir a açao penal.

O entao vice-prefeito de Acaraú, Amadeu Ferreira Gomes, irmao dos dois deputados, foi apontado pelas investigaçoes policiais, como o autor intelectual da morte de Jaime Ferreira Gomes, tendo passado três meses preso num quartel da Polícia Militar, em Fortaleza.

Depois da morte do prefeito, o governador Tasso Jereissati (PSDB) indicou um interventor para Acaraú, até a realizaçao de uma nova eleiçao, que consagrou a viúva do prefeito morto. Neste sábado, em Acaraú, a família do prefeito assassinado promoveu uma passeata e uma missa.

Em Fortaleza, foram espalhados 20 outdoors pelos principais corredores da cidade, relembrando o caso e pedindo justiça. A polícia, durante as investigaçoes, conseguiu identificar os dois pistoleiros que mataram o prefeito: Francisco de Assis Mendes Barbosa, o "Pantico", e André de Castro Neves Feitosa, que estao foragidos.

A polícia identificou tambem uma intensa troca de telefonemas entre os dois pistoleiros e os três políticos antes e imediatamente depois do crime.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;