Cultura & Lazer Titulo
Meio século de rock rural
Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
07/09/2011 | 07:04
Compartilhar notícia
Osvaldo Ventura/DGABC


A música apareceu em sua vida quando ainda era garotinho. Nos alto-falantes da fazenda, a programação da Rádio Nacional servia para dar bom dia aos peões e dizer que era hora de trabalho. Coisa de seu pai. Eduardo Araújo adorava acordar ao som de canções de figuras como Luiz Gonzaga e Pedro Raimundo.

Cantor que se projetou ainda na década de 1960 e pioneiro do rock brasuca, Eduardo comemora 50 anos de carreira com o relançamento de três de seus álbuns. 'Rebu Geral', de 1981 - assinado também por sua mulher Sylvinha Araújo (1951-2008) -, 'Nunca Deixe de Sonhar', de 1985 e 'Um Homem Chamado Cavalo', de 1987 (Discobertas, R$ 19 em média cada), só haviam visto a luz do dia por meio do saudoso vinil. Agora, os títulos chegam às lojas em versão CD e cuidadosamente remasterizados.

As novas edições tiram suspiros do compositor, que acredita ser importante que as novas gerações tenham acesso a esses trabalhos. "Eu ouvi os três discos e fiquei impressionado com a qualidade de som. Eu não os ouvia há muitos anos, pois não tenho mais vitrola. Mas os ouvir remasterizados, bem feitinhos... Nem eu mesmo sabia que eu cantava assim, fiquei admirado", brinca o cantor em entrevista exclusiva ao 'Diário'.

Segundo Eduardo, muita gente se queixava pelo fato de não encontrar os álbuns em CD. Daí surgiu a parceria com o selo Discobertas. Até o fim deste ano, outros três discos devem ganhar relançamento.

De discografia extensa, a voz que conquistou os brasileiros com a canção 'O Bom' passeou pelo rock e inseriu em sua fórmula ingredientes da música rural. Ele afirma que nunca gostou de ficar na mesmice. "Mesmo na época que fiz rock'and'roll, eu tive aquele lado da música do campo. É a música mais caipira, raiz. Sempre misturei isso no meio do rock, é uma mescla grande de ritmos e harmonias. Não gosto de ficar na mesma. Se o cara faz uma coisa, eu não vou fazer igual", conta.

Além dos relançamentos, o livro 'Pelos Caminhos do Rock' deve chegar ao consumidor em novembro. A publicação trata da trajetória de Eduardo, com seus altos e baixos e relembrando as pessoas que conheceu.

Mas as novidades não param por aí. O músico conta com canções prontas esperando para serem gravadas. "Parei um pouco de compor e tenho muita coisa inédita. Eu tenho coisas maravilhosas que preciso gravar e lançar. Agora, estou pensando nas comemorações dos 50 anos de carreira. Logo teremos músicas novas e surpresas muito boas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;