Internacional Titulo
Partido Popular espanhol elege Mariano Rajoy como candidato
Por Da AFP
02/09/2003 | 10:22
Compartilhar notícia


O Partido Popular (PP) espanhol, no poder no país desde 1996, elegeu nesta terça-feira Mariano Rajoy como seu candidato nas eleições legislativas de março de 2004.

Os 504 membros da junta diretora do partido, de direita, ratificaram por 503 votos o sucessor de José María Aznar, atual presidente da Espanha. Aznar, por sua vez, em diversas ocasiões já anunciou que no próximo ano não será candidato à reeleição.

Em seu primeiro pronunciamento após ser proclamado candidato do partido e possível sucessor de Aznar no poder, Rajoy não quis de imediato "traçar um programa", mas na lista de prioridades de sua campanha eleitoral colocou o terrorismo, classificado por ele como "o problema mais importante para a sociedade espanhola e basca em particular".

Foi justamente Aznar o encarregado de anunciar aos presentes e aos meios de comunicação que cobriam a reunião do PP a designação oficial de Rajoy. "Para não haver dúvidas, fica proclamado Mariano Rajoy como candidato à presidência do Governo nas eleições de 2004", afirmou Aznar, 50 anos.

Mariano Rajoy deixará esta semana suas funções no Governo como primeiro vice-presidente e porta-voz para dedicar-se plenamente à batalha legislativa, que se anuncia difícil. Seu principal adversário nas eleições de 2004 será o secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, oposição), José Luis Rodríguez Zapatero, 42 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;