Setecidades Titulo
UFABC projeta novo campus em Mauá
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
23/03/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Mauá pode ser a terceira cidade da região a abrigar um campus da UFABC (Universidade Federal do ABC). Técnicos do Ministério da Educação conhecerão nos próximos dias o terreno que a cidade está disposta a ceder para a construção da unidade. O endereço não foi divulgado pela Prefeitura para não gerar especulação imobiliária.

Até que o governo federal e o município entrem em consenso, os trabalhos para o campus de São Bernardo correm em paralelo. O reitor Adalberto Fazzio anunciou um novo prazo para início das obras: janeiro de 2010 (a UFABC divulgou que a construção começaria um ano antes).

"Os prazos não foram cumpridos porque o processo de licitação atrasou e suspenderam o edital. Não sei se teve outra razão porque eu assumi (a reitoria) em agosto." Fazzio prometeu a conclusão do primeiro prédio para junho do próximo ano, e o complexo todo estaria finalizado ainda em 2010.

A empresa escolhida para executar o projeto apresentou três opções no início do mês. O próximo passo é definir o modelo e, em seguida, licitar a contratação da construtora e de uma empresa gerenciadora para controlar prazos e evitar os atrasos, como ocorreu na unidade de Santo André.

Para agilizar o ingresso dos 400 novos estudantes ao campus, Fazzio pretende firmar convênio com a Prefeitura de São Bernardo para que os universitários sejam acomodados em um edifício provisório até que o prédio oficial seja erguido.

Outra novidade para o campus de São Bernardo são os cursos de licenciatura e bacharelado na área de Humanas. Se a parceria com o município vingar e o conselho da universidade aprovar, os cursos de Ciências Biológicas, Filosofia e Economia estarão disponíveis no vestibular de 2010. "A UFABC tem um foco tecnológico forte, entretanto, acredito que o engenheiro tem de ter dois elementos em sua formação: além de ciência básica de Física, Química e Biologia, o conhecimento dos valores sociais, ética, economia. Harvard e outras importantes faculdades do mundo têm este desenho." O novo campus também abrigará núcleos de estudo de cognição (ciências da mente) e áreas ligadas à tecnologia e sociedade.

SANTO ANDRÉ
A novidade em Santo André é a conclusão do bloco A que reúne laboratórios, administração e sala de professores para setembro de 2009, segundo a previsão do reitor. O restaurante, no entanto, deve estar pronto no próximo mês.

Fazzio admite que o crescimento da universidade cria problemas estruturais. "É óbvio que encontramos dificuldades. Ainda há falta de equipamentos e temos materiais sofisticadíssimos que não estão nos lugares adequados. Mas isso faz parte."

A primeira turma de 1.500 universitários da UFABC ingressou em setembro de 2006. Durante os três primeiros anos, os alunos cursam bacharelado em Ciência e Tecnologia. Depois, podem optar pela especialidade que desejarem. Atualmente são 3.100 alunos estudando em oito cursos de graduação e pós. O grupo docente é composto por 250 professores e outras 172 vagas foram abertas recentemente em concurso. Outros 200 profissionais serão contratados em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;