Cultura & Lazer Titulo
Orquestras do ABC se apresentam em teatro e ao ar livre
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
23/06/2001 | 17:31
Compartilhar notícia


Duas das três orquestras do Grande ABC apresentam-se neste domingo. Com regência de Flavio Florence, a Sinfônica de Santo André faz-se acompanhar pelo Quarteto de Violões Quaternaglia. Já o concerto da Filarmônica de São Bernardo, regida por Paulo Ridlewsky, conta com a participação do tenor Rubens Medina.

A Sinfônica e o Quaternaglia sobem ao palco do Teatro Municipal de Santo André (Paço Municipal, s/nº) às 20h. O programa inclui a abertura da ópera Nabuco, de Guiseppe Verdi, Concerto Andaluz Para Quatro Violões e Orquestra, de Joaquín Rodrigo, e Sinfonia em Sol Menor, de Alberto Nepomuceno. A entrada é franca.

O quarteto entra em cena, no papel de solista, para o Concerto Andaluz. “Essa obra tem forma clássica, mas a inspiração é flamenca. A linguagem é romântica”, diz Florence. “Já a Sinfonia em Sol Menor é a principal obra sinfônica da nossa história”, afirma.

Eduardo Fleury, Fabio Ramazzina, Paulo Porto Alegre e Sidney Molina integram o Quaternaglia, que lança no Brasil seu terceiro CD, Forrobodó, produzido por Egberto Gismonti. O trabalho, apresentado pela gravadora alemã ECM, tem como matéria-prima baião, frevo, lundu e maxixe, especialmente compostos para o Quaternaglia, e tango brasileiro. “É o ponto de encontro entre o erudito e o popular”, diz Ramazzina, morador de Santo André.

Também com entrada franca, a Filarmônica toca no bairro do Areião, em São Bernardo, às 10h30. O Centro de Convivência Dom Jorge Marcos de Oliveira (estrada da Pedra Branca, 754) abriga o concerto, que conta com obras de Georges Bizet, Henri Mancini, Giacomo Puccini e irmãos George e Ira Gershwin, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;