Internacional Titulo
Filha da princesa japonesa vai se chamar ‘menina-amor’
Do Diário OnLine
07/12/2001 | 11:08
Compartilhar notícia


A princesinha japonesa, filha de Naruhito, futuro imperador do Japão, e de sua esposa Masako, recebeu nesta sexta-feira o nome de Aiko, que significa literalmente "menina-amor", anunciou a Agência Imperial.

A menina, que nasceu em 1º de dezembro passado, recebeu, além disso, o nome oficial de Toshinomiya, ou seja, "toshi", que quer dizer respeito, e o sufixo "miya", usado por todos os príncipes e princesas.

Aiko é a primogênita de Naruhito, 41 anos (seu nome oficial é Hironomiya) e da princesa Masako, de 37, que estão casados há oito anos.

Como manda a tradição imperial, que remonta há 2.500 anos segundo a lenda, os ideogramas utilizados para o nome da princesa foram extraídos da poesia clássica chinesa, precisou o porta-voz da Agência Imperial, Hirofumi Oka.

Em um comunicado, a Agência Imperial indicou que os nomes da menina foram extraídos de um poema chinês do século IV AC intitulado "O discurso de Mencio" e que diz, em resumo: "Quem ama os demais, será amado por eles, quem respeita o próximo, será, por sua vez, respeitado".

O nome da criança foi caligrafiado a pincel em um pergaminho desenrolado com grande pompa enquanto era anunciado o nome escolhido e sua pronúncia exata.

O nome escolhido foi comunicado mediante uma mensagem do Palácio a Masako e seu bebê, que continuam hospitalizados. Masako, por sua parte, escolheu uma flor para simbolizar a princesa: a azaléia branca da Ásia.

Antes de receber seu nome, a princesa recebeu um banho ritual em uma banheira de cedro, enquanto um grupo de músicos interpretava música tradicional e eram lidos fragmentos de um livro antigo, o "Nihon Shoki" (Crônicas do Japão), que narra as origens míticas do Império do Sol Nascente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;