Cultura & Lazer Titulo
Escola de Cinema começa com aula inaugural aberta
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
19/08/2001 | 20:17
Compartilhar notícia


   A recém-criada Escola Livre de Cinema e Vídeo, de Santo André, realiza nesta segunda, a partir das 19h, sua aula inaugural na biblioteca do Paço Municipal (praça IV Centenário, s/nº). Aberta ao público em geral, a aula terá a presença de todos os professores do curso (Waldemar Lima, Luís Alberto de Abreu, Toni Venturi e Leandro Saraiva), além do secretário de Cultura Acylino Bellisomi, o secretário-adjunto Alexandre Takara e os 42 alunos selecionados para a Escola.

O secretário falará sobre o projeto, que foi criado para suprir a carência, na região, de um espaço para formação nessa área. O público em geral terá a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre a escola, que oferece três cursos gratuitos: roteiro, fotografia/iluminação e direção. A primeira turma de alunos foi selecionada durante os meses de julho e agosto. Os coordenadores da escola são Eduardo Gonçalves e Rogério Correa, além de Luís Alberto de Abreu.

Abreu dará aulas de roteiro, abordando sua experiência como roteirista. Nesta segunda, ele comentará e exibirá trechos do filme Kenoma, dirigido por Eliane Caffé e premiado no Festival de Biarritz, na França. Outros roteiros que levam a assinatura de Abreu são Lila Rapper – que será filmado sob direção de Tata Amaral – e Os Narradores do Vale de Javé.

O diretor de fotografia Waldemar Lima comentará seu trabalho no clássico longa-metragem de Gláuber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol. Também fez Bebel – Garota Propaganda, de Maurice Capovilla, baseado em romance de Ignácio de Loyola Brandão, e Anuska, Manequim e Mulher, de Francisco Ramalho Júnior.

Toni Venturi falará sobre a direção do documentário O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes e Latitude Zero, longa ainda inédito. E Leandro Saraiva, professor de História da Imagem, disciplina comum a todos os cursos, explicará o formato inédito no país que pretende aplicar em suas aulas.

O jornalista Fábio Dias Camarneiro, 25 anos, de Santo André, está inscrito no curso de roteiro e foi atraído pela proposta da produção de filmes. “Minha expectativa é produzir e a maior dúvida, no momento, é sobre isso. Qual é o projeto para que as produções sejam viabilizadas?”, diz Camarneiro.

Aluna do curso de fotografia/iluminação, a estudante Amanda Oliveira Moreto, 22, de Santo André, quer aproveitar a oportunidade para entender melhor a importância do enquadramento e da iluminação no cinema. “O principal esclarecimento que procuro é saber o quanto a fotografia cinematográfica é diferente da fotografia que conhecemos”, afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;