Setecidades Titulo
Coleta seletiva de lixo tem aumento na região
Por Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
19/02/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A coleta seletiva de lixo cresceu na região. Nos últimos dois anos, todas as cidades apresentaram aumento no número de itens recicláveis retirados do lixo comum.

A exceção é Santo André, que no ano passado livrou 2,76% menos lixo dos aterros sanitários do que em 2006 (veja quadro abaixo). Entretanto, a cidade é de longe a que mais recicla.

Contudo, a cidade também retira do lixo comum os chamados detritos inertes. São materiais como entulho e restos de construções.

De acordo com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), 60% da população participa da coleta seletiva no município.

Além dos postos de entrega voluntária, a coleta é feita de porta em porta semanalmente, assim como acontece com os resíduos úmidos. A população separa o material e o caminhão recolhe.

Em Mauá, o comparativo não pôde ser feito, pois, até 2007 não havia coleta seletiva oficializada pela Prefeitura no município.

De acordo com a diretora de Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mauá, Eliana Vileide Guardabassio, o Programa Agir, como é conhecido o projeto de coleta seletiva na cidade, passou a funcionar em abril do ano passado.

Em Diadema, que aumentou a coleta em 56,3% no ano passado, o diferencial fica por conta da remuneração extra dada aos catadores. O dinheiro que deixa de ser pago para os aterros sanitários é repassado para a cooperativa de reciclagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;