Política Titulo NOVA PLANTA
Área da Rhodia poderá ser local da sede do Consórcio

Ideia é que espaço abrigue também parque tecnológico e agência de desenvolvimento

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
18/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Comprada em 2010 pelo valor de R$ 3,8 milhões, a área que era da empresa Rhodia Química, hoje grupo Solvay, pode ser o local da nova sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, atualmente localizado na Avenida Ramiro Colleoni, no Centro de Santo André.

Em local estratégico – ao lado da estação ferroviária, terminal de ônibus e Avenida dos Estados –, o terreno foi oferecido pelo prefeito andreense, Carlos Grana (PT), com o objetivo de ser espaço para políticas públicas da região. “São 5.000 m². Daria para sediar o Consórcio, o polo tecnológico e a Agência de Desenvolvimento Econômico”, explicou. “ Temos que mobilizar recursos de toda região porque é para ser de caráter regional, não só de Santo André, tem de haver sinergia”. Segundo o petista, a ideia é economizar – ao invés de construir, demolir a antiga sede e construir outro prédio, o custo beneficio seria melhor se usada a antiga área da Rhodia.

A convite do dirigente de Santo André, quinta-feira o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal, Luiz Marinho (PT), esteve no terreno para avaliar a possibilidade de transferir para o local a sede do aparato regional e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. De acordo com informações do gabinete são-bernardense, “uma vez que a proposta seja aceita pelos membros do Consórcio, o passo seguinte será elaborar projeto que contemple as necessidades de cada instituição. Na sequência, será necessário captar os recursos para a obra”.

Desde que a área foi adquirida, a Prefeitura de Santo André tenta emplacar serviços relacionados a políticas públicas no local. Em 2013, o prefeito aguardava o laudo de descontaminação do solo e falava na construção do Poupatempo, hoje sediado no Atrium Shopping, no local. No mesmo ano, discutia-se a possibilidade de o terreno também abrigar a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;