Setecidades Titulo
Bairro Prosperidade terá placas em todas as ruas
Por Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
13/03/2006 | 07:46
Compartilhar notícia


O bairro Prosperidade, em São Caetano, vai ganhar 252 placas com os nomes das ruas. As placas já estão prontas e aguardam a finalização dos panfletos educativos que serão distribuídos à população do bairro para instalação das mesmas. A previsão é que o bairro comece a ser sinalizado ainda este mês.

O projeto é uma iniciativa da Sociedade Amigos do Bairro (SAB) Prosperidade e conta com parceria de duas indústrias metalúrgicas da região que patrocinaram a confecção do equipamento. Além do nome da rua, as placas têm o bairro e número do CEP, de acordo com padrão do Departamento de Trânsito da cidade.

Segundo André Duarte Stábile, presidente da Sociedade, a iniciativa faz parte do projeto bairro-escola, que visa melhorias para o Prosperidade promovidas pelos próprios moradores, com apoio de empresas da região. “O bairro é a extensão da própria casa, cuidar da imagem dele é não degradar a própria imagem”. Para não ficar simplesmente na instalação das placas, a Sociedade procurou a EE Laura Lopes, localizada no bairro, para promover um programa pedagógico em cima desse trabalho.

Durante alguns meses deste ano, os alunos de diversas séries irão estudar a história de pessoas que hoje dão nome às ruas, como Felipe Camarão e Elio Benedetti. Entender porque o bairro tem tantos nomes de metais e pedras preciosas como Urânio, Safira, Turmalina e Cristais, ou descobrir o motivo pelo qual uma praça se chama Riqueza. “Esse é um conteúdo que pode ser explorado nas aulas de português, geografia e história”, completa Stábile.

As placas não terão postes e serão instaladas nos muros das casas ou indústrias. De acordo com o presidente da SAB Prosperidade, a idéia é manter o conceito de acessibilidade adotado em outros bairros para facilitar a locomoção dos deficientes. “Se um carro bate num poste, por exemplo, pode se tornar um arpão perigoso para a população”. Os moradores, porém, não serão obrigados a aderir à instalação. “Por isso vamos distribuir os panfletos educativos para mostrar a importância das placas”. O panfleto falará, por exemplo, da facilidade que as placas poderão oferecer para agilizar entregas e atendimentos de emergência de ambulâncias e bombeiros. Facilitar a localização de ruas por visitantes, assim como o patrulhamento policial serão outros aspectos destacados para convencer os moradores da importância da sinalização das ruas. O secretário de Serviços Municipais Dorival Fernandes foi procurado no celular para falar sobre o assunto mas não foi encontrado.

Aprendiz – O projeto teve como modelo o trabalho “bairro-escola” da ONG (Organização Não-Governamental) Aprendiz, com sede na Vila Madalena, em São Paulo, apoiada pela Unicef.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;